1.2.14

OPINIÃO: Contra a globalização da indiferença….


A  CAPACIDADE DE HONRAR NISA, A TERRA DA NOSSA PROVENIÊNCIA, UM DOS TRAÇOS IDENTITÁRIOS   MAIS SIGNIFICATIVOS DE  NÓS PRÓPRIOS… HONRANDO SEMPRE A NOSSA  GENTE … MAIS NOS ELEVAMOS A NÓS PRÓPRIOS . DO HUMANO AO DIVINO, TUDO ESTÁ AO ALCANCE  DO HOMEM…IMPRESSIONADO PELA APRESENTAÇÃO DE JESUS NO TEMPLO, E COMOVIDO COM AS ATITUDES DE SIMEÃO E DE ANA, UMA VELHA COLABORADORA... A CAPACIDADE DE VERMOS EM TODOS OS MENINOS DA NOSSA TERRA UMA NOVA OPORTUNIDADE DE TUDO MUDAR…
NÃO DISTINGUIR… MAS  VÊ-LOS  A ESTA LUZ  E PERSPECTIVA DA  BONDADE DE SIMEÃO  (JOÃO, FILHO DE JOAQUIM COMO JESUS FILHO DE JOSÉ… NOMES COMUNS COM A AGLUTINAÇÃO DOS DETERMINATIVOS PARA OS IDENTIFICAR …
SIMEÃO  FOI CAPAZ  DE VER NAQUELE MENINO  O FILHO DE DEUS…
SOMOS NÓS CAPAZES DE VER NOS NOSSOS MENINOS, NOS MENINOS DA NOSSA TERRA,  COM O ENTUSIASMO QUE PASSA DE NÓS PARA ELES , ESSE MESMO SENTIMENTO?…
 SE TIVERMOS ESSA CAPACIDADE DE ASSIM PROCEDER…TEREMOS A CERTEZA QUE ESSES MENINOS SERÃO MAIS TARDE MELHORES QUE NÓS !
MAIS NOSSOS AMIGOS, MAIS CAPAZES DE  NOS ENTENDEREM  COM UM SIMPLES OLHAR, COMO SIMEÃO PERANTE  JESUS NOS PRIMEIROS PASSOS NO TEMPLO!.
Respeitar os nossos meninos, os meninos da nossa terra com toda a  Esperança, Entusiasmo, Confiança  Maiores, …contrariar a todo o custo a indiferença  galopante?
Levaram o Menino para Jerusalém para apresentá-lo ao Senhor, conforme a Lei…
Simeão influenciado pelo Espírito Santo,  que a vida espiritual  lhe outorgara,  intui com entusiasmo  a presença do Filho de Deus.
O Menino olhou-o longamente, Simeão viu que o Menino  Lhe  sorria igualmente, pôs-lhe as mãos sobre os ombros… Aquele Sorriso...!
Somos nós capazes de ter este Sorriso para com  todos os Meninos, para com todos os que sofrem, os idosos? Para  que vejam em nós  um sinal de esperança, especialmente os da nossa Terra?
Simeão habituara-se a pôr Esperança onde os outros só depositavam indiferença.
No Templo  ao olhar o Menino não resistiu, e tomando-o nos braços reconhece-o como o Messias.
O pai e a mãe espantam-se com o que diziam de Jesus...:”Este Menino será um sinal  de Contradição…”
Jesus voltou a Nazaré  da Galileia…O Menino crescia, ficava forte e cheio de Sabedoria.
Jesus Filho de José, um nome comum a que  tinha de ser agregado mais um nome para o identificar.
 Jesus O  de Nazaré, pobre como nós , sendo que...os mais pobres estão mais aptos a entender a virtude da Esperança porque vivida , experienciada nas dificuldades da vida.

 O estar no mundo nessa condição, (…o conhecimento não é um enunciar sem sentido de palavras apenas) é antes uma série de afirmações, cada uma das quais a  acrescentar um novo saber objectivo, um novo conhecer objectivo superior aos antes alcançados….
 Essa objectividade, essa realidade do conhecimento indutivo que o pobre colhe da vida (situada no espaço e no tempo) abre-lhe as portas da Esperança a realizar-se-lhes  num sentido enormemente mais amplo...
E partindo desse conhecimento logo  a importância da  sua terra de proveniência surge a tecer-lhe o resto do fundamento da legitimidade desse sentimento. 
Nisa, a Terra da  nossa proveniência a acompanhar-nos  pois...sempre,...e para sempre.
Sinal identitário de nós.
Vamos olhar os Meninos da Nossa Terra com outro olhar! Um olhar semelhante ao de Simeão,… pondo neles toda a Esperança, não distinguindo, apenas  um sorriso maior...mas  não desigual...para os mais pobres?
Esse mesmo  Sorriso, e a mesma Atenção, Afecto, Alegria  e toda a Esperança que todos dirigem a Jesus no Templo, igualmente para os Meninos da  Nossa terra em quem pomos Toda…a Maior Esperança?.
João Castanho