7.1.14

IN MEMORIAN: João Maria da Silva

Em Toulouse (França), cidade para onde emigrou na década de 60 do século passado, faleceu ontem, dia 6 de Janeiro, o senhor João Maria da Silva, de 78 anos.
Era uma figura popular, o ti João, filho de uma outra figura popular de Nisa, o senhor Carlos Silva, conhecido como o Ti Carlos dos Pregões.
Após ter atingido a aposentação, o ti João passou a dividir o seu tempo de reforma entre Toulouse, onde se mantém os seus familiares e a vila em que nasceu, Nisa, e de onde partiu rumo a França, como tantos conterrâneos seus, em busca de uma vida melhor. Viúvo desde há alguns anos, mantinha um sorriso quase permanente e não deixava para mãos alheias o arranjo e tratamento do seu pedacinho de terra, a lavoura, a plantação e recolha de produtos hortícolas, como forma de passar o tempo e manter uma ocupação activa.
Ainda há pouco partira de Nisa rumo a França, depois da fega da azeitona. Vinha todos os anos e não deixava de colher o "baguinho" e proceder a outros amanhos de que o campo precisasse.
Tinha sempre uma palavra amiga e um dito, antigo, com graça, com que rematava a conversa ou tema que lhe escapasse.
Partiu o ti João. Partiu um amigo e através desta pequena mensagem, expresso o meu pesar e tristeza a toda a família e amigos, ciente de que o ti João terá reservado, à sua espera, lá no alto, um espaço de luz e de afectos.
Como ele, aliás, construiu na terra.
Mário Mendes