12.12.13

NISA: Inijovem com plano de actividades ambicioso para 2014

 A idade adulta de uma associação sempre jovem
A Inijovem – Associação para Iniciativas para a Juventude de Nisa, nasceu, há 16 anos, como colectividade juvenil e beneficiando de alguns apoios do Instituto da Juventude, apoios que foi fazendo por merecer e justificar, através de uma actividade constante e de iniciativas pioneiras, não só no concelho como na região, como as caminhadas, os passeios de canoagem, os ciclos de cinema do fantástico e outras.
Num concelho do interior onde a desertificação humana avança a passos de gigante, a “erosão demográfica” teria, também, de fazer-se sentir numa associação como a Inijovem, que perdeu o estatuto de associação juvenil, por força do natural “envelhecimento” dos seus associados e da falta de renovação das camadas jovens.
“Esse foi um problema que ultrapassámos e com aspecto positivo, pois os apoios do Instituto da Juventude cada vez eram menores e por outro lado ao assumirmo-nos como uma associação “normal” pudemos candidatar-nos a outros apoios que até aqui não nos chegavam” – refere-nos Rafael Cebola, 34 anos, reconduzido no cargo de presidente da direcção da Inijovem.
“ É sempre triste percebermos que cada vez temos menos crianças e jovens e que os objectivos principais da associação perdem com esta situação, mas, um pouco mais “velhos” e mais maduros, sabemos que o importante é mantermos vivo o espírito jovem que presidiu à criação da Inijovem.”
Num balanço ao mandato que terminou, Rafael Cebola considera o mesmo como positivo e lembra que foram dois anos difíceis, pois “a associação estava para fechar, não apareciam listas e tivemos que avançar como recurso. No plano financeiro, conseguimos equilibrar as contas e apurar um saldo positivo superior àquele que encontrámos, num mandato em que adquirimos diversos equipamentos, desde televisor, impressora, aquecedores, máquina de lavar loiça, etc.”
No que concerne à actividade, o presidente da direcção realça que conseguiram evoluir “em termos de organização e a Rota do Contrabando foi das melhores até agora pelo número de participantes e excelência da organização. Em 2014 realiza-se a 15ª edição entre Montalvão e Cedillo, no dia 22 de Março, sendo esta iniciativa considerada um “marco” e expoente da Inijovem registada e organizada em colaboração com a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal sendo, por isso, uma iniciativa de âmbito nacional e internacional.”
O plano de Actividades para 2014 é para Rafael Cebola, “um pouco ambicioso, já que além das iniciativas que temos mantido ao longo destes anos, como as caminhadas, os convívios piscatórios, os passeios de canoagem, torneios de sueca e de ténis de mesa, a participação em provas federadas de andebol e de pesca desportiva, vamos avançar para a organização do I Trail Running Vila de Nisa, em princípio no mês de Abril.”
“Quero salientar o êxito alcançado pela equipa de andebol de iniciados masculinos, fomos campeões regionais e neste ano estamos a apostar na subida aos nacionais. Para que estes êxitos fossem possíveis, num concelho onde o andebol nunca teve expressão, muito contribuiu o esforço que fizemos, com três treinadores devidamente credenciados e o apoio que temos recebido da Câmara através de um protocolo, que era de 5.000 euros e que agora passou para 3.400 euros, para além do apoio que nos dispensa em transportes e cedência do pavilhão para treinos e jogos.”
Rafael Cebola destaca ainda a pesca desportiva como “uma secção de que pouco se fala e que é uma das que mais tem divulgado o nome da Inijvem, através dos grandes resultados obtidos em diversas provas nacionais. Temos dez atletas a competir em provas de âmbito nacional, tendo a equipa garantido a manutenção na 2ª divisão e a nível individual, José Afonso Martinho subiu à 1ª divisão nacional nas competições da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva.
A nossa actividade não se esgota no calendário de iniciativas programadas ao longo do ano, a maior parte delas propostas pelos próprios sócios, temos actividades diárias aqui na sede como pode verificar, com muitas crianças e jovens que aqui vêm depois das aulas para jogar ténis de mesa, navegar na internet ou aprender música com o mestre Marco Paulino”
Esta foi uma das actividades a que assistimos no antigo Teatro Nisense, onde funciona, em condições algo precárias, a sede da Inijovem. O Pedro de14 anos e o Rodrigo de 10 mostraram as suas “habilidades” na viola sob a atenta orientação do seu mestre musical.
Voltamos à conversa com Rafael Cebola que aproveita para clarificar algumas situações em termos financeiros e dirigir um apelo aos sócios.
“Fala-se, muitas vezes, que a Inijovem recebe “mundos e fundos” da Câmara. Não é verdade. O que recebemos, como referimos, respeita ao protocolo, apenas para o andebol. Há dois anos que não recebemos qualquer verba da Câmara. As Juntas de Freguesia têm apoiado, pontualmente, de acordo com as actividades desenvolvidas.

Para darmos um salto qualitativo, como referiu, na vida da associação é preciso, em primeiro lugar, que os sócios participem mais na vida da colectividade. Temos mais de 700 sócios, é verdade que nem todos têm as quotas em dia e em tempo de crise era bom que todos pudessem contribuir, uma vez que os apoios têm diminuído.
Apelo, por isso, à participação dos sócios, porque é fundamental continuarmos a ter “um espírito jovem”.
Corpos Sociais 2013 – 2015
Assembleia Geral
Marco Alexandre Dinis Carita Moura – Presidente
Maria de Fátima Dinis Carita Moura – 1ª secretária
Sérgio Nascimento Ribeirinho Cebola – 2º secretário
Direcção
Rafael António Mendes Cebola – Presidente
Vítor Hugo Batista Pereira – Vice-Presidente
Cláudio José Filipe Lopes – Secretário – Geral
Pedro Manuel Martins Porto Temudo – Tesoureiro
Rosalino Ferreira da Costa
Ricardo Manuel Ribeirinho Gomes Reizinho
José Tomás Serra Fernandes
Marco António Trindade Paulino
Hugo Manuel Condessa Barreto – Vogais
Assembleia Geral
Tiago José Granchinho Bicho Temudo – Presidente
Hugo Manuel Beato Reizinho – Relator
Vítor Manuel Lopes Massa - Secretário
Mário Mendes in "Alto Alentejo" - 11/12/2013