11.10.13

PORTALEGRE - SIMPÓSIO ELCOS : “Um olhar sobre a úlcera por pressão”

Dia 12 de outubro de 2013
Auditório da Câmara Municipal de Portalegre
Cerca 250 pessoas profissionais, de todo o país, juntam-se em Portalegre para invocar o Jornada Mundial pela Úlcera por Pressão
A ELCOS-Sociedade de Feridas (ELCOS), o ULCUS-Centro de Estudos e Investigação em Feridas (ULCUS) e o Centro de Investigação em Ciência e Tecnologias da Saúde da Universidade de Évora (CICTS), promovem no dia 12 de outubro em Portalegre, no Auditório da Câmara Municipal o Simpósio “Um olhar sobre a úlcera por pressão”.
Na última década, a problemática das úlceras por pressão ganhou uma importância relevante, quer pela evidência científica então adquirida, quer pelas implicações financeiras e legais que tal problemática envolve para os profissionais e instituições de saúde e apoio social, quer ainda pela degradação da qualidade de vida, que provoca nos cidadãos doentes e cuidadores.
Assim, para o próximo dia 12 de outubro, a ELCOS, ULCUS e o CICTS convidaram todas as instituições do distrito que se ocupam da resposta social ao envelhecimento (Lares Misericórdias, Centros de Apoio Social, Fundações, etc) para, conjuntamente com os profissionais de saúde, abordarem a problemática do envelhecimento, analisarem a prevalência das úlceras por pressão, a nível do distrito (estudo desenvolvido em 2013), e observarem as suas práticas, perspetivando-se uma resposta de excelência às úlceras por pressão, um aumento da qualidade de vida dos utentes, doentes e cuidadores, e uma gestão sustentada dos recursos institucionais.
Juntam-se a esta iniciativa, o Sr. Presidente da Administração Regional de Saúde do Alentejo, o Sr. Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, Representantes da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano e a Câmara Municipal de Portalegre.
A ELCOS, o ULCUS e o CICTS convidam os Órgãos de Comunicação Social e os Senhores Jornalistas a juntar-se a nós, nos trabalhos (anexo Programa).
A Comissão Organizadora
www.sociedadeferidas.pt
967 113 344 - 933 297 496