14.10.13

NISA: Quem presidirá à Assembleia Municipal?

No que se refere à eleição da mesa da Assembleia Municipal e em particular, à presidência deste órgão, têm fervilhado na vila as mais diversas conjecturas e opiniões, apontando alguns a eleição de Amílcar Zacarias para o cargo de presidente, como resultado de um acordo que o mesmo teria feito com o PCP/PEV. Opiniões que divergem com outras que apontam o mesmo eleito como “candidato” ao cargo mas, por força de um entendimento prévio com o PS.
Esta foi a primeira vez, na história ainda recente do poder local em Nisa, que houve um “empate” em relação ao conjunto de eleitos, por força da amputação do número de freguesias, que reduziu para 22 o total de elementos que integram a Assembleia Municipal.
O PCP/PEV obteve cinco mandatos directos e mais seis de presidentes de Junta, perfazendo onze, ou seja, metade dos eleitos. O PS conquistou seis mandatos, a que soma mais um de presidente da Junta, necessitando de mais quatro votos para perfazer os onze que empatariam a votação na eleição da Mesa. O PSD com três mandatos e o Movimento “Mexer com Nisa”, com um mandato, seriam a eventual “solução” para, pelo menos numa primeira votação, haver uma situação de empate.
A eleição da mesa da Assembleia Municipal (presidente e dois secretários) é feita por voto secreto, sendo de antever que esta situação original e “bicuda” obrigue os principais partidos, PS e PCP/PEV a movimentações e a “negócios subterrâneos”.
Do que apurámos, por contacto directo com o principal visado das especulações políticas, Amílcar Zacarias, o mesmo esclareceu-nos que houve “abordagens” dos dois partidos, PS e PCP/PEV, que não passaram disso mesmo, ou seja, de contactos, não havendo qualquer posição tomada que, de resto, como nos informou, não seria apenas da sua responsabilidade, mas, sempre, resultado de uma análise conjuntural do grupo independente pelo qual foi candidato e eleito, o Movimento “Mexer com Nisa”.
A cerimónia de instalação dos órgãos municipais de Nisa foi, entretanto, transferida para o Cine Teatro de Nisa. Uma decisão que consideramos acertada do presidente da Assembleia Municipal, João Santana, tendo em conta a exiguidade do espaço no auditório da Biblioteca e prevendo-se uma elevada participação de munícipes num acto de especial relevância para a vida do concelho.
Dia 18, às 18 horas, no Cine Teatro de Nisa, com a instalação da Câmara e Assembleia Municipal, dá-se início a um novo mandato autárquico e a um novo ciclo político.
Aguardemos...
Mário Mendes