21.10.13

NISA: Instalação dos novos órgãos autárquicos municipais

O CINE TEATRO ACOLHEU, COM DISCRIÇÃO E DIGNIDADE, OS ELEITOS E O POVO
Os novos órgãos autárquicos municipais de Nisa, resultantes do acto eleitoral do passado dia 29 de Setembro, tomaram posse no dia 18 de Outubro (sexta-feira), numa cerimónia que decorreu no Cine-Teatro de Nisa com a presença de todos os eleitos, convidados e grande participação de munícipes que encheram a sala.


João Santana, presidente da Assembleia Municipal cessante, conduziu os trabalhos com a colaboração das funcionárias municipais, Andreia Canário e Maria Alice Pereira, numa cerimónia que decorreu com elevado civismo. A discrição, dignidade e a forma expedita como os vinte e sete eleitos - cinco da Câmara e vinte e dois da Assembleia Municipal – leram e assinaram o compromisso de honra, teve igual correspondência nas duas votações que tiveram lugar, uma para escolher o método de votação (lista ou nominal), a outra para eleger a Mesa da Assembleia Municipal, ambas realizadas com rigor e eficácia.
O PS apresentou uma lista composta por João Santana (presidente), Jorge Graça (1º secretário) e Emílio Moura (2º secretário), enquanto o PCP/PEV depois de ter apresentado uma lista que não era consensual, apontou os nomes de Gabriela Tsukamoto (presidente), Florinda Fortunato (1ª secretária) e Mário Macedo (2º secretário), tendo-se apurado, após o escrutínio secreto, um empate de onze votos para cada lista, resultado que levou o presidente da Assembleia cessante, a declarar a lista do PS, que encabeçava, como vencedora, de acordo com a interpretação que fez da lei e que não foi, no acto, contestada.
A Mesa da AM para o quadriénio 2013/2017 ficou, pois, constituída por João Santana (presidente), Jorge Graça (1º secretário), Emílio Moura (2º secretário).


Acto contínuo foi apresentada e lida por Andreia Canário, a pedido do presidente da mesa da AM, uma Declaração de Voto do eleito pelo Movimento Independente “Mexer com Nisa”, que abaixo transcrevemos. (Doc.1)
João Santana, com emoção, teceu algumas palavras de elogio e pesar pela morte do pai do eleito Amílcar Zacarias e, num discurso brevíssimo, traçou as “linhas de força” da sua actuação como presidente eleito da Assembleia Municipal e do próprio órgão, salientando a importância de todos os eleitos nas autarquias trabalharem em prol do concelho. 
Terminada a instalação dos órgãos autárquicos municipais, é justo salientar a sobriedade e elevação como a mesma decorreu, felicitando a acertada decisão do presidente da Assembleia Municipal de transferir esta sessão cívica e política da maior importância, para um local com as condições adequadas a esse fim. Este, o primeiro acto, simbólico, da mudança que todos os munícipes desejam para melhor.
ELEITOS EMPOSSADOS
1 – CÂMARA MUNICIPAL

Maria Idalina Alves Trindade – Presidente (PS)
Vítor Manuel Tavares Martins (PCP/PEV)
José Dinis Moura Semedo (PPD/PSD – CDS/PP)
Francisco Batista de Sena Cardoso (PS)
Maria de Fátima Semedo Dias (PCP/PEV)
2 – ASSEMBLEIA MUNICIPAL
João José Esteves Santana (PS)
Maria Gabriela Pereira Menino Tsukamoto (PCP/PEV)
Francisco Manuel Patrício Esteves (PPD/PSD – CDS/PP)
Marco António Barreto de Oliveira (PS)
Florinda João R. Martins Fortunato Raposo (PCP/PEV)
Jorge Manuel Barreiros da Graça (PS)
António Manuel Carita Franco (PPD/PSD -CDS/PP)
Armando Manuel Maria Vieira Luís (PCP/PEV)
Gilberto Mourato Canilhas Manteiga (PS)
José Carlos Roberto Leirinha (PS)
Carlos José S. Temudo Ribeirinho (PPD/PSD – CDS/PP)
Emílio do Rosário Moura (PS)
Amílcar José Ramalhete Zacarias (MI Mexer com Nisa)
Mário Rui de Gouveia Macedo (PCP/PEV)
Adelino José Polido Temudo (PS)
Ana Cecília Manteiga Carrilho (Presidente da JF Alpalhão)
Artur da Rosa Dias (Presidente da UF Arez e Amieira do Tejo)
Francisco Miguéns de Almeida (Presidente da JF Montalvão)
João José Cabim Malpique Rufino (Presidente da UF Srª da Graça /Espírito Santo e S. Simão)
Patrícia Isabel Pires Carmona (Presidente da JF Santana)
José Francisco Patrício da Conceição (Presidente da JF S. Matias)
Manuel Rodrigues Mourato (Presidente da JF Tolosa)


Doc. 1 – Declaração de Voto de Amílcar Zacarias (MI Mexer com Nisa)
"Tendo hoje a subida honra, e o sentido da elevada responsabilidade que essa honra carrega consigo, de tomar parte num acto genuinamente político, e se a política é, como nos ensinaram, a arte do possível, do encontro, do diálogo e do respeito, não podemos permitir que esta cerimónia seja despida desses valores.


Não sendo este o tempo nem o lugar para análises e interpretações dos resultados das eleições autárquicas em Nisa, resulta clara a mensagem inteligente e objectiva que o eleitorado do Concelho enviou aos partidos políticos, coligações e grupo de cidadãos eleitores, exigindo a todos uma rápida e profunda reflexão, de modo a que, muito além dos programas e projectos apresentados, seja apontado um rumo e percorrido um caminho cuja acção esteja inequivocamente ao serviço dos munícipes, garantindo a operacionalidade e a eficácia dos órgãos que constituem a estrutura autárquica.
Nesse sentido, fazendo jus ao lema que serviu de pedra de toque e princípio orientador da candidatura do Movimento Independente Mexer Com Nisa, Independência-Cidadania-Lealdade, não podemos em consciência contrariar o sentido de voto expresso pela população, demonstrando assim, em sede própria, a nossa firme intenção de levar a bom termo os compromissos que assumimos e os projectos em que os eleitores confiaram. O povo ponderou, votou e decidiu atribuir ao Partido Socialista e ao seu cabeça de lista, Professor Doutor João José Esteves Santana, a confiança para dirigir os trabalhos desta Assembleia. Não seremos nós a adulterar esse sentimento expresso, a desvirtuar um resultado eleitoral inequívoco, a contrariar as mais elementares regras da Democracia em que vivemos.
O sentido do nosso voto na escolha do Excelentíssimo Senhor Presidente da Mesa da Assembleia Municipal, não podia pois, pelas razões acima expostas, ser outro: decidimos na mais profunda e genuína convicção de ser este o melhor serviço que, no momento presente, podemos prestar à população que nos elegeu."
Nisa, 18 de Outubro de 2013.
Amílcar José Ramalhete Zacarias