24.10.13

HISTÓRIA - NIZZA: A origem dos nomes de algumas terras do Nordeste Alentejano

«Os Francezes , e os Hespanhoes, passaram o rio … no primeiro deste mez, e no mesmo dia se rendeu a Cidade de Nizza, levanto o seu Magistrado as chaves ao Infante D. Filipe. No dia seguinte começaram a bater o Forte de Montalvam, que dista 16 mil passos de Villa-Franca e defende o porto da dita Cidade»
Quem, em Portugal, lesse apenas este extracto de uma notícia publicada pela Gazeta de Lisboa nº 20 de 19 de Maio de 1744, pensaria, certamente, estar a ler um relato de um qualquer combate na região entre Nisa e Montalvão. Na verdade, trata-se da região do Piemonte em Itália.
Vem isto a propósito da teoria, várias vezes difundida, que Nisa, Montalvão e Tolosa, devem os seus nomes a colonos franceses que, em dada época e no âmbito das políticas de repovoamento de Portugal, aqui se teriam fixado. Assim, Nisa derivaria de Nice, Montalvão de Montauban e Tolosa de Toulouse. A teoria até parece fazer sentido porque, na verdade, houve colonos franceses que se fixaram em Portugal, nomeadamente na região de Montalvo, mas tem um senão. Nisa, Montalvão e Tolosa existem em França, mas também na Itália.
Perante esta realidade teríamos que admitir que a origem dos nomes destas terras portuguesas poderia ser, tanto francesa como italiana ou espanhola, então que os nomes das localidades italianas e espanholas também tiveram origem francesa.
Não sabemos o verdadeiro significado de Nisa ou Tolosa, mas Montalvão  é um aumentativo de Monte Alvo (branco), tal como existe o diminutivo Montalvinho. Logo, em qualquer lugar habitado por gente com língua de origem latina, era possível ter surgido, e de forma independente, qualquer um dos nomes referentes a um monte branco, possivelmente um monte sujeito a nevões.
Um bom exemplo do surgimento do mesmo nome em vários lugares e países sem ligação entre si é o de Vila Franca, também referido na notícia da Gazeta de Lisboa. Este nome existe em França, Itália e Espanha. Em Portugal podemos apontar, entre outros, Vila Franca de Xira, do Campo, do Centro, do Rosário, etc. Apesar do termo franca poder remeter para França (francos), a verdade é que a sua origem deriva do facto de, nessas terras, se realizarem feiras francas (livres).
Estamos pois, em crer que a teoria da origem francófona dos nomes das terras do Nordeste Alentejano é, no mínimo questionável. Se, quanto a Nisa e Tolosa, não há dados que permitam estabelecer, com segurança, uma fundação anterior ao nascimento de Portugal, já  quanto a Montalvão não restam dúvidas de que o seu castelo existia já durante a dominação árabe.
Em função do exposto parece-nos muito mais útil buscar uma origem mais remota para estas localidades, com raízes no seu próprio povo, em vez de duvidosas hipóteses migratórias.               
Jorge Rosa