7.10.13

AUTÁRQUICAS 2013: Reacção dos partidos ao acto eleitoral

As organizações políticas e as eleições
Uma semana após os actos eleitorais de 29 de Setembro, as forças políticas concorrentes às Autárquicas 2013 ainda não se dignaram produzir qualquer análise sobre os resultados dos mesmos. Ainda assim, 
souberam agradecer aos eleitores, saudar os adversários e marcar algumas posições políticas como ideário de acção. 
O PSD através da sua Comissão Concelhia, em mensagem publicada no seu blog, no dia 30 de Setembro dizia:
“O Concelho de Nisa decidiu. Parabéns a todos aqueles que participaram activamente nesta candidatura. Parabéns ao Partido Socialista pela vitória alcançada. José Dinis foi eleito vereador. A Coligação fez o seu trabalho. Uma palavra especial para o PSD que anda há mais de 30 anos a lutar pelo Concelho de Nisa. Obrigado ao CDS pela parte que lhe toca e um agradecimento especial ao homem que incentivou a Coligação por parte deste partido, Pedro Pestana Bastos. Temos uma responsabilidade acrescida porque vamos continuar a ser o fiel da balança em termos de decisões autárquicas. Viva o Concelho de Nisa. Vivam todos aqueles que participaram na candidatura da Coligação PPD/PSD.CDS-PP - NOVO DESTINO.”
António Franco (Presidente da CPS de Nisa do PSD)
Em mensagem publicada no mesmo sítio, no dia 3 de Outubro, o presidente da Comissão Política Concelhia social-democrata, a propósito da eleição dos secretários e tesoureiros das Juntas de Freguesia, tornava claro:
“ A Comissão Politica da Secção Concelhia de Nisa do PSD não avaliza a formação de maiorias absolutas no processo de constituição/eleição dos Vogais (Secretário e Tesoureiro) das Juntas de Freguesia pelo que a ocorrência de qualquer situação deste tipo será sempre à revelia das orientações da estrutura local do PSD e da inteira responsabilidade dos autarcas envolvidos. O que o Povo não concedeu nas urnas não será o PSD a atribuir na secretaria.”
António Franco (Presidente da CPS de Nisa do PSD)
PS - "Trabalhar com todos para além das fronteiras partidárias"
De agradecimento e à parte a proclamação de que “o comunismo morreu em Nisa”, o discurso da vitória de Idalina Trindade, a eleita presidente da Câmara, felicitava “os demais eleitos, todos sem excepção, para além das fronteiras partidárias”, expressando a expectativa “de trabalhar com eles para o bem das nossas terras construindo um melhor futuro para o nosso povo!”.
A candidata do PS não deixou de felicitar “os que não foram vencedores mas que lutaram até ao fim pelos seus ideais”  para além dos membros da sua equipa, destacando aquele “que trabalhou comigo durante os últimos 4 anos, em parceria constante e leal e sempre no respeito pelo interesse colectivo”.
Por último, sublinhou que “a vossa entusiástica presença revela bem o sentimento de que o nosso concelho precisa de iniciar um novo ciclo de esperança e de progresso”, objectivo que prometeu abraçar “com redobrado ânimo, revigorada dedicação e com transparência e rigor”.
" A vontade do povo tem de ser respeitada"
No mesmo sentido vai a mensagem do cabeça de lista à Assembleia Municipal, pelo Movimento Independente “Mexer com Nisa”, Amílcar Zacarias, publicada ontem, dia 6 de Outubro, no blog do Movimento e que, por constituir um apelo à concórdia e ao bom senso, publicamos na íntegra.
Caros Concidadãos, o Concelho de Nisa escolheu!

E quando o povo escolhe, a sua vontade tem de ser respeitada. Em democracia, vence o voto popular, pelo que endereço desde já os meus parabéns aos vencedores deste ato eleitoral.
Aos restantes eleitos, só resta assumirem uma postura de respeito, de compreensão e de concórdia, enquadrando sempre a pluralidade de ideias, para que todos unidos façam de Nisa, um concelho mais desenvolvido.
Não posso deixar de me congratular com a confiança que foi expressa pela população, ao eleger um representante do Movimento Independente “Mexer com Nisa”, para a Assembleia Municipal.
Continuaremos aí, com a mesma forma de estar na política (tal como aconteceu na campanha eleitoral), de modo a tudo podermos fazer para que num futuro próximo, sejamos uma alternativa credível, fazendo ver a todos aqueles que optem pelos caminhos da discórdia, da ofensa pessoal, dos interesses partidários e do clientelismo, que essa não é a fórmula que nos leva a melhorar a qualidade de vida e o bem estar dos nossos concidadãos.
Contarão sempre connosco, tendo como matriz de orientação política, a resolução dos problemas da população, numa base de independência, seriedade, lealdade e cidadania, com uma forte aposta numa maior participação cívica.
Por fim, não poderei deixar de agradecer a todos aqueles que contribuíram para que o Movimento Independente “Mexer com Nisa” se pudesse apresentar a estas eleições autárquicas, saudando duma forma muito especial os companheiros e companheiras que participaram na campanha eleitoral e em todos os seus preparativos. Conseguimos fazer uma campanha eleitoral humilde, séria e honesta, não possuindo máquinas partidárias, nem desperdiçando verbas que a todos pertencem, e, que poderiam ser úteis para resolver alguns dos problemas com que as populações hoje se debatem.
Optámos, isso sim, por apontar caminhos, realçando formas de resolução para os problemas que o Concelho hoje enfrenta.
É com este estado de espírito que me posiciono não só na vida, como na profissão, tal como nos compromissos que assumo perante as pessoas.
Tudo farei para que tenhamos um Concelho melhor! Viva o Concelho de Nisa!
Obrigado a todos.”
Amílcar Zacarias

Em mensagem breve, publicada no seu blog, Vítor Martins, cabeça de lista do PCP/PEV à Câmara Municipal, tece palavras de consideração e apreço para todos os que o acompanharam nestas eleições, sem esquecer os candidatos de outras forças políticas.
Caros/as amigos/as,
Antes de mais, quero agradecer o apoio que tive de todos, família, amigos, camaradas, independentes e à excelente equipa que comigo participou neste ato eleitoral. 
Foi para mim uma experiência muito rica e gratificante. Tive o prazer de privar com muitas pessoas, até aqui apenas conhecidos ou desconhecidos, hoje, amigos e que merecem todo o meu respeito e consideração.

Este ato eleitoral chegou ao fim, mas as razões que me levaram a apresentar a minha candidatura continuam presentes: as pessoas e o desenvolvimento do Concelho de Nisa. Quero ainda felicitar todos os eleitos, da CDU e de outras forças políticas. 
Muita força, trabalho e dedicação à causa pública.
Muito obrigado a todos! Bem hajam!”
"Do mesmo lado, mas não juntos!" *
De cariz bem diferente é o texto publicado no blog da Comissão Concelhia do PS e assinado pelo seu presidente. Há exaltação da vitória para a Câmara, no mesmo sítio onde se reconhecem e expõem fracturas recentes no seio dos socialistas, numa linguagem que subvaloriza o êxito eleitoral e enaltece o papel da Concelhia, num tom de desânimo e desencanto de quem diz ter estado “ do mesmo lado” mas “não esteve junto”. É a imagem, pública, de um PS desavindo, falando a duas vozes, numa altura em que era indispensável mostrar unidade e o reforço dos laços institucionais e políticos.
As expressões grosseiras utilizadas em relação a adversários políticos e eleitos democraticamente, não ajudam ao restabelecimento de um clima de acalmia e de entendimento pós-eleitoral, tal como é expresso nas mensagens dos restantes candidatos e que acima transcrevemos.
A concelhia do PS ou quem escreve em seu nome, bem podia ter guardado, para outra altura, a exposição pública das “feridas abertas”, ou então, tentar sará-las, internamente, como fazem todas as organizações onde impere a maturidade cívica e política.
Esperemos que a eleição da “nova” Comissão Concelhia socialista possa contribuir para colocar um ponto final em toda esta conflitualidade latente. De outro modo, assistiremos à repetição de um “filme” antigo e cujo desfecho se conhece.
Esperemos para ver...
Mário Mendes
* Quem quiser pode ler o texto na íntegra em http://psnisa.blogspot.pt