10.9.13

OPINIÃO: A polivalência e a fraternidade do nosso "Toni"...

.
...Este um histórico do Sport Lisboa e Benfica  e da  Seleção, e o nosso um histórico do Sport Nisa e Benfica.
Partilhar com a nossa gente a escolha feliz do actual Senhor  Provedor da Santa Casa da Misericórdia-, .na sua personalidade rica de afetividades, registar a certeza , não só a esperança ,a alegria de o ver pisar caminho certo ,com o senão de o menino se haver tornado homem... com o  inevitável  agrisalhar dos nossos cabelos, e  apesar das dificuldades deste tempo confiar ,sem a mais pequena sombra de dúvida, no êxito do seu desempenho e na gestão ponderada da  economia social  a que se abraçou, por força da sua felicidade em servir), bem-lhe –fica, bemfica o lugar naquele que continua a ser um menino sempre feliz.
Espero muito do seu contributo, do seu olhar interessado e capaz.
 (...requisitos básicos como alimentação, vestuário, remédios, abrigos, dentre outros, são totalmente indispensáveis a todos. Condenável é o excesso..., como alguém disse).
Pequena mas justa homenagem ao nosso distinto provedor, o menino  que desde os juvenis  no Sport Nisa e Benfica já varria o jogo do meio-campo motu proprio, arregaçava as mangas e fazia, e com inigualável maturidade de capitão impulsionava a equipa para a vitória, tarimbado que estava igualmente na ajuda  aos companheiros, sempre com um sorriso na face e no olhar... uma esperança porque  aprendeu  a  servir os outros logo em menino  com sua  avó no hospital antigo, com sua mãe que lhe serviu de exemplo permanente... e se for preciso  pegar um touro bravo (mesmo que se chame crise ele saltará para dentro da praça com determinação... mesmo que sozinho... esse menino que a vida  tornou  homem fica bem  ( bem fica-lhe o retrato de provedor, e enche-nos de esperança o seu desempenho, esperança interiorizada em certeza. na vida como no desporto, área em que foi rei não  se deixará vencer pela tempestade do presente... ou pelas circunstâncias do futuro,  cujos sonhos só a Nisa na sua maior graça  conhece  pois ele transposta-os e mistura -os com os jogos de luz  que rasgam cada viela ou praça ou a rua mais pobrezinha dessa Nisa  tão  bela  e mais  feliz quando o vê passar, sorrindo com ele no  mesmo contentamento...
(... ESSE MENINO, QUE AINDA O É, PORQUE NÃO MUDOU,.PORQUE DE FORMA FELIZ E FRATERNA SABE DEDICAR-SE AOS OUTROS, ESSE MENINO É O NOSSO ANTÓNIO MANUEL CALDEIRA VALENTE que como a sua avó, a sua mãe, prossegue, cultiva a fraternidade ).
 E COMO DIZ O DITADO POPULAR:” ATRÁS DE UM GRANDE  HOMEM (FELIZ NO QUE FAZ) ESTÁ SEMPRE UMA GRANDE  MULHER”.

Aquele menino, íamos a dizer... não é mais o Valente, capitão dos juvenis e juniores  que  ocupava como o Toni do Benfica a alma do meio campo da equipa... ou ao contrário, mantém-se fiel a esse estatuto.
 Era o menino que varria a zona em que interagia, mas logo se transformava no impulsionador de jogo, no estratega e construtor.
Que era pródigo na ajuda aos companheiros de equipa, como na vida  foram as pessoas de sua mãe e avó.
Sem alardes, acompanhado do seu  sorriso, que não conhece azedumes, queixas inúteis, ou perdas de tempo.
Não estranhará a dureza da função  porque sensível ao espírito do cargo.
Motivo de esperança  na justiça e na ponderação das decisões, no fazer melhor, porque assim aprendeu.
Para mim uma dificuldade... mesmo nas palavras... temos de ser mais delicados no tratamento  Senhor Provedor, ... assim terá de ser, mas no fundo o que eu queria registar é não só a alegria, que ele sabe ser quási familiar, para não dizer mesmo familiar, (quantas atenções, que dívida de gratidão tão grande tenho para com os seus, com sua irmã..., que jamais pagarei).
Mais impressivamente, respeitando todos os ilustres provedores, tenho a certeza  que o lugar caiu nas melhores mãos, nas mãos de quem  adentrou a causa ....em que SERVIR, SERVIR , SERVIR SEMPRE OS OUTROS ....E ACHAR FELICIDADE NISSO É LIÇÃO QUE TRAZ DENTRO DE SI , QUE LHE ESTÁ NO CORAÇÃO.
 É minha convicção, melhor...certeza, dado o seu sentido de luta.
Com a amizade, mas antes com o muito respeito do
João Castanho