30.9.13

NISA: Idalina Trindade ganha Câmara para o PS






À TERCEIRA FOI DE VEZ!
Foi uma vitória “arrancada a ferros”, com os números e locais de voto a serem geridos debaixo de enorme expectativa, mas por fim na sede da campanha eleitoral socialista, gritou-se vitória e a conquista da câmara à CDU depois de 30 anos de gestão comunista.
Não se estranhou, por isso, que as primeiras palavras de Idalina Trindade, a nova edil nisense, fossem de exaltação e de júbilo quando afirmou que “o comunismo morreu em Nisa”.
Depois de agradecer aos militantes e simpatizantes socialistas, a todos os que participaram na campanha eleitoral, bem como à sua família e num tom mais comedido, Idalina Trindade salientou que esta vitória “era a vitória da tolerância” prometendo desde logo vestir “a camisola do concelho” e despir as vestes partidárias.
Numa noite de chuva e em que os resultados eleitorais foram sendo fornecidos a “conta-gotas”, foram muitos os militantes e simpatizantes socialistas que ocorreram à sede da campanha e dali partiram em caravana, comemorando a conquista da principal autarquia do concelho.


CDU vence maioria das Juntas
O PS conquistou a Câmara de Nisa, obtendo dois mandatos, tal como a CDU, cabendo o restante à coligação PSD/CDS.
Para a Assembleia Municipal, o PS venceu com 1563 votos, seguido da CDU com 1409, do PSD com 995 e do Movimento “Mexer com Nisa” que obteve 301 votos conseguindo eleger um deputado na Assembleia Municipal.
No que se refere às Assembleias de Freguesia, a CDU conquistou seis em sete, três das quais ao PS (Alpalhão, Montalvão e Santana) não contando com a do Espírito Santo que passou a constituir uma união de freguesias com a da Senhora da Graça e S. Simão.
Numas eleições bastante disputadas e em que a incerteza nos resultados criaram emoção e expectativa até ao final, PS, CDU e o Movimento Independente “Mexer com Nisa” têm razões para festejar, por razões diferentes, enquanto a coligação PSD/CDS não conseguiu superar os resultados de 2009 e ficou bastante aquém dos objectivos que tinha em vista.