25.9.13

MONTALVÃO: Exposição evocou figuras e factos das duas guerras mundiais









A Associação Vamos à Vila, promoveu nos passados dias 7 e 8 de Setembro, a exposição “Memórias de Montalvão”, com dois temas: “Os combatentes da freguesia na 1ª Grande Guerra”, e numa outra sala, os meninos acolhidos em Montalvão, e respectivas famílias de acolhimento, no período pós 2ª Guerra.
 A sessão de abertura contou com a participação do Sr. General José Paiva Morão, que fez uma comunicação de enquadramento ao tema 1ª Grande Guerra, seguindo-se o representante da Cáritas Portuguesa, Engº Domingos de Sousa, que referiu a acção da Cáritas ao longo dos anos, com especial destaque ao acolhimento em Portugal de 5500 crianças refugiadas. O momento alto desta sessão aconteceu quando Herbert Reiter, um dos meninos acolhidos em Montalvão, deu um testemunho que tocou e comoveu todos os presentes, contando uma longa viagem de barco e comboio, em condições difíceis de imaginar nos nossos dias para uma criança com apenas seis anos de idade.
Na assistência que enchia uma das salas da antiga escola primária, destacava-se a presença do Sr. D. Antonino Dias, Bispo de Portalegre e Castelo Branco, da Srª Presidente da Câmara Municipal de Nisa, Engª Gabriela Tsukamoto, do Sr. Presidente da Cáritas Diocesana de Portalegre Sr. Elicídio Bilé, entre um significativo número de cidadãos austríacos que tendo sido acolhidos em diferentes lugares do nosso país, não quiseram deixar de se associar a este marcante evento, que fez relembrar memórias também aos muitos montalvanenses presentes.
Finda a sessão de abertura, foi servido por duas jovens montalvanenses, uma vestindo o traje típico da vila, outra com o traje típico austríaco, um porto de honra acompanhado de mel produzido na freguesia.
Foram então abertas as salas. No rés do chão, a entrada fazia-se por uma "trincheira" e evocava a 1ª Grande Guerra com uns painéis sobre o tema, seguindo-se as fichas dos nossos combatentes com as informações que se conseguiram, incluindo as fichas individuais do C.E.P. (Corpo Expedicionário Português), obtidas no Arquivo Militar.
A sala, estava decorada com utensílios do combatente, uniforme, marmita, capacete e arma autêntica, cedidos pelo Museu Militar de Lisboa. Destes utensílios, destaca-se a máscara anti-gás que pertenceu a um combatente de Montalvão, António Fraústo.
Na segunda sala, decorada com a bandeira da Áustria envolvida em bordados de Montalvão, simbolizando o "acolhimento de uma povoação, a uma nação" estavam expostos 5 painéis alusivos ao acolhimento de 5500 crianças, que nos foram cedidos pela embaixada da Áustria. Depois, podiam ver-se as referências às 8 crianças acolhidas em Montalvão e respectivas famílias de acolhimento. Entre alguma documentação exposta, podiam ver-se dois anúncios de jornal, informando a conclusão da 3ª classe, pelo Herbert.
A exposição, organizada pela Associação Vamos á Vila, contou com o apoio da Câmara Municipal de Nisa; Embaixada da Áustria; Cafés Delta; Museu Militar de Lisboa. 
in "Alto Alentejo" - 25/9/2013