13.8.13

NISA: Câmara exige mais turmas do pré-escolar e do 1º ciclo


NOTA DA PRESIDÊNCIA
"A Presidente da Câmara Municipal de Nisa reclama ao Ministério da Educação o aumento de turmas do Pré-Escolar no concelho, pois existem crianças que não terão entrada por corte no número de turmas. Exige também que seja revista a organização de turmas do 1º ciclo que permita a entrada de alunos de matrícula facultativa, desde que exista vaga.
O Ministério de Educação impõe normas e leis ao nível da organização de turmas que não permitem o exercício de autonomia dos agrupamentos de escolas, bem como os municípios, que têm competências delegadas em matéria de educação, não são ouvidos.
O Ministério de Educação só  tem um objetivo, a destruição do ensino público, através de cortes com vista à redução de despesa, não permitindo o acesso, em igualdade, de todas as crianças à Educação.
A Câmara Municipal de Nisa tem sido um parceiro do Ministério da Educação garantindo todo o apoio logístico necessário ao funcionamento de uma comunidade escolar, afetando cerca de 30% do seu orçamento à educação.
O Ministério da Educação está a revelar um desprezo total pelos Municípios, encarando-os como meros prestadores de serviços, não os consultando nem respeitando as cartas educativas, tendo a ousadia de deixar crianças em idade escolar sem acesso ao ensino.
Perante esta medida inconstitucional exigimos a reposição do número de turmas de forma em que nem um único aluno fique impossibilitado de entrar no pré-escolar e 1º ciclo."
Nisa, 12 de agosto de 2013
A Presidente da Câmara Municipal de Nisa,
Maria Gabriela Pereira Menino Tsukamoto