15.7.13

NISA: Igreja do Espírito Santo com cara "nova"













Chegaram a bom porto ou a bom termo, as obras de pintura e recuperação das paredes exteriores da Igreja do Espírito Santo, uma necessidade que desde há muito era visível. Seiscentos litros de tinta, a que se juntou o labor incansável dos operários, deram um rosto limpo e bonito, ao gosto e ao estilo do Alentejo.
Casa asseada é casa escarolada e que se pode mostrar, com orgulho, não só aos residentes, católicos ou não, como aos visitantes.
O património, o bom uso que fazemos dele e da sua preservação, não tem religião. É de todos, de toda a comunidade. E, por isso, todos ficamos contentes com o brilho novo da Igreja do Espírito Santo.
A pintura da Casa Paroquial, igualmente prevista no contrato não pode, por agora, ser feita. Há problemas na estrutura do telhado e infiltrações de águas pluviais que têm de ser, primeiro, resolvidas, obras para as quais a Paróquia não tem, manifestamente, verba disponível.
À espera da intervenção que é tão necessária como urgente, vai ficar a capela do Calvário. O telhado precisa ser limpo, as ervas e dejectos removidos, a estrutura corrigida e, como se não fosse já muito, o Calvário anseia também pela "cara lavada" e pelo brilho que tem a sua "vizinha" do Espírito Santo.
A Câmara e as Juntas de Freguesia da vila poderiam dar uma ajuda e tentar resolver este "bico de obra".
O Calvário, dada a sua arquitectura e situação na praça mais central de Nisa é visto com interesse por muita gente e o seu aspecto não é, neste momento, muito convidativo.
Apela-se, por isso, às entidades públicas que unam esforços e contribuam para as obras de que o Calvário necessita. Nisa ficará, por certo, mais rica e bonita.