15.6.13

Subsídio de férias: Mais de metade das autarquias do distrito de Portalegre já pagou ou vai pagar durante o mês de Junho

As Câmaras de Fronteira (PSD), Campo Maior (PS) e Gavião (PS) já pagaram o subsídio de férias aos funcionários, Crato (CDU) paga amanhã, e os municípios de Arronches (PSD), Castelo de Vide (PSD), Monforte (PS) e Avis (CDU) também pagam este mês.
O Governo ordenou aos serviços públicos que não paguem subsídio de férias em junho apesar de a suspensão ter sido chumbada pelo Tribunal Constitucional e de não estar em vigor a proposta do executivo que remete para novembro esse pagamento.
Em declarações à Rádio Portalegre, o presidente da Câmara de Avis, Manuel Coelho, referiu que o município vai pagar o subsídio de férias a 18 ou a 19 de junho, “conforme a lei, e respeitando o acórdão do Tribunal Constitucional”.
A Câmara de Arronches vai pagar o subsídio de férias aos trabalhadores no dia 20 deste mês. A presidente da autarquia, Fermelinda Carvalho, disse que o município tem disponibilidade financeira para fazer o pagamento dos subsídios, e “está a trabalhar dentro da legalidade”.
Numa ronda feita pela Rádio Portalegre esta quarta feira junto dos municípios do Alto Alentejo, as autarquias de Portalegre (PSD), Sousel (PSD), Marvão (PSD) e Elvas (PS) esclareceram que estão a trabalhar para efetuar o pagamento dos subsídios de férias durante este mês, e só não o farão caso seja publicada legislação em sentido contrário.
As autarquias de Alter do Chão, Nisa e Ponte de Sor não deram indicações sobre quando vão fazer o pagamento do subsídio de férias.
 Gabriel Nunes - Rádio Portalegre - 12-06-2013
NR: A notícia não "esclarece" se os municípios que a tempo e horas e sem se vergarem às imposições governamentais, pagaram aos seus funcionários, emitiram, a propósito de um acto normal de gestão, alguma Nota da Presidência - a exemplo do que fez a "presidenta" de Nisa, dois dias mais tarde - nitidamente, a "marcar terreno" em termos de propaganda eleitoral.