7.6.13

NISA: Olaria Pedrada é tema de Doutoramento

De 13 a 15 de Junho vai decorrer na Biblioteca Municipal de Nisa o workshop "Olaria Pedrada de Nisa - Crafts & Design” envolvendo professores, estudantes e profissionais de design.
O workshop realiza-se no âmbito do tema de doutoramento da Designer Ana Helena Grácio, “Olaria Pedrada de Nisa: do Artesanato ao Design de Produto” e aponta como objetivo promover a salvaguarda do património cultural português.
Nesta iniciativa participam estudantes e docentes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto ( FEUP)  e do Mestrado em Design da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa ( FAUTL) e designers profissionais, que trabalharão em colaboração com o casal de artesãos nisenses Joaquina e António Pequito.
O evento reunirá docentes universitários, estudantes e profissionais de design, no que pretende ser um projeto de responsabilidade social, sustentabilidade e design e permitirá a partilha do saber/fazer deste património cultural, material e imaterial, de modo a encontrar novos caminhos para o futuro.
As peças criadas durante a workshop serão apresentados, posteriormente, numa mostra expositiva itinerante em Nisa, em Lisboa e no Porto.
A iniciativa é organizada pela Crafts2Design - Associação de Salvaguarda do Património Cultural, tendo o apoio institucional da Comissão Nacional da UNESCO e do CIAUD (Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design da FAUTL). Conta ainda com os patrocínios da Câmara Municipal de Nisa, do BES, da Fundação Inatel, da FEUP e das Juntas de Freguesia da Nossa Senhora da Graça e do Espírito Santo desse concelho. Juntam-se parceiros como a Design Includes You, a Olaria António Pequito, o Monte Filipe Hotel e Spa (Alpalhão) e a Tradition Works.