15.5.13

NISA: A morte de Maria Carlota Patrocínio

Faleceu no passado dia 9, após doença prolongada, Maria Carlota Ramos Carita Ribeirinho Patrocínio, 68 anos, natural e residente em Nisa, esposa de António Patrocínio, solicitador. O funeral realizado para o cemitério de Nisa constituiu uma grande manifestação de dor e de pesar, a que se associaram muitas dezenas de pessoas.
À família enlutada, “Alto Alentejo” apresenta sentidas condolências.
 MARIA CARLOTA: FILIGRANA ENTRETECIDA DO OURO NISENSE MAIS FINO...
DEIXA-NOS...CONSTERNADOS, VENCIDOS, DOBRADOS...PERANTE A BELEZA DA SUA VIDA.
Soube ao fim da tarde de sábado da tua partida naturalmente para um lugar de honra que o Mestre da Vida te destinará.
Conheço-te desde menina, conheço a tua extraordinária beleza interior desde os verdes anos, de uma bondade, delicadeza extremas.
Mas sei de uma coisa que poucos sabem, a magnanimidade excepcional, superior do teu coração, carinho que tiveste em tantas vezes quereres saber da D. Adriana Fragoso e da pessoa que servindo-a nunca a deixou, a D. Margarida (a Margarida para nós que a adorávamos).
Ias procurá-las...porque da esfera familiar dessa portentosa figura, para nós o primeiro de todos os nisenses, esse mesmo Dr. Jaime de Almeida Fragoso,....vosso amigo, tu na hora em que os ricos ficaram pobres soubeste privilegiar de modo único a senhora D. Adriana e a D. Margarida, que jamais quis deixar os seus patrões.
Eras tão bonita na tua juventude e ornando a tua vida com atos assim... acentuaste, fizeste multiplicar por um factor elevado o resultado com que partes e que faz de ti um exemplo quási único para nós, nós cotejados contigo... tão pobrezinhos no atavio espiritual que possuímos e que relativamente a ti nada é.
Tu és de um plano muito superior ao nosso, e talvez te não compreendamos.
Ao António nesta hora... quero deixá-lo só numa adoração silenciosa sem limites, pela partida da sua doce companheira.
Mas conta com o meu abraço... muito, muito apertado, e se quiseres, e me permitires com as minhas lágrimas de muita, da maior admiração pelo ser tão lindo que foi, é... a vida da tua excelsa companheira, meu caro, meu bom António...e esse tesouro também é teu.
Expresso aqui a admiração elevada por um ser, a vida de uma menina que se tornou mulher mas exemplo que fica da beleza da sua vida superior.
João Castanho