5.4.13

MÚSICA: Ricardo Gordo lança "Fado Metal"




Ricardo Gordo, aluno do 3º ano da licenciatura em Guitarra Portuguesa do IPCB/Escola Superior de Artes Aplicadas acaba de lançar o seu primeiro trabalho discográfico comercial. Com o título "Fado Metal", este disco contém cinco temas, dos quais três irão fazer do seu LP que ainda está em desenvolvimento.
Em “Fado Metal”, o autor expõe as suas várias influências musicais, uma mistura entre o fado e o metal, no qual a guitarra portuguesa assume uma sonoridade mais urbana e erudita. “Num certo sentido, este trabalho reflete variadas características que me moldaram como ouvinte e músico e que vão desde algumas bandas Rock e artistas que me marcaram desde tenra idade, à incontornável guitarra de Carlos Paredes e ao meu mestre e professor Custódio Castelo”, refere Ricardo Gordo.
Em resumo, o autor acredita que este disco “é um trabalho rico do ponto de vista musical, não só por evidenciar, de alguma forma, uma sonoridade nova, mas também porque procurei manter o som tão característico e original da guitarra portuguesa, fundindo assim as minhas influências musicais que, aparentemente divergentes, se fundem numa simbiose quase perfeita”.
Futuramente, Ricardo Gordo tenciona “continuar a utilizar a guitarra portuguesa numa vertente musical mais urbana, sem retirar a sonoridade do fado, nem prejudicando a sua identidade portuguesa”.
Para a produção de “Fado Metal”, Ricardo Gordo referencia a formação adquirida no IPCB/ESART considerando-a útil, tanto ao nível da prática como da teoria. “É importante conhecer a evolução da história da música para podermos fazer uma previsão do que o futuro nos permitirá. Não só ao nível da composição mas como dos recursos musicais para o efeito. Ao nível técnico, nunca teria conseguido fazer este trabalho sem o mestre/professor Custódio Castelo. Pois, foi graças a ele que pude aprender a tocar corretamente a guitarra portuguesa, que é um instrumento difícil tecnicamente. Gosto de afirmar que sempre soube o que queria dizer através da guitarra...o meu mestre fez-me perceber como podia fazê-lo”, afirma.
De referir que o IPCB/ESART é a única instituição de ensino superior a ministrar o curso de Guitarra Portuguesa.
Biografia
Ricardo Gordo nasceu em Portalegre a 21 de Novembro no ano de 1987.
Iniciou o seu percurso musical aos 10 anos de idade em bandas de garagem como executante de guitarra elétrica, chegando até a atuar no palco Timor na Expo 98 em Lisboa. Mais tarde, aos 12 anos de idade inicia o estudo de violoncelo com o professor Rogério Peixinho no conservatório de Castelo Branco.
Em 2005 muda-se para a cidade do Porto onde integra bandas de blues e rock que o levam a estúdio por algumas vezes. Nesse mesmo ano inicia a sua formação como produtor musical.
Aos 21 anos de idade, entrou na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco na licenciatura de Guitarra Portuguesa, estudando com mestre Custódio Castelo.
Durante o letivo de 2010/2011 começa a lecionar no conservatório regional de Castelo Branco e na escola de música Adágio de Portalegre como professor de guitarra portuguesa.
Em Janeiro de 2011 é convidado pela atriz Isabel Abreu a interpretar o tema de Carlos Paredes - “Verdes Anos”, na peça de teatro “O crime de Arronches” de Henrique Lopes de Mendonça.
A 23 de Março de 2011 é convidado pelo Mestre em Literaturas e Culturas Africanas de Língua Portuguesa (prémio Guerra Junqueiro por duas vezes) António Jacinto Pascoal a tocar Guitarra Portuguesa durante o lançamento do seu livro “Amor e Pátria” – com prefácio por Agustina Bessa-Luís.
A 25 de Abril de 2011 é publicada “Revolução dos Escravos” sendo esta a música oficial da manifestação nacional desse mesmo ano. Este tema foi gravado pelo projeto “Barca do Inferno” onde foi compositor e guitarrista.
No dia 16 de Setembro de 2011, lançou o seu primeiro álbum a solo denominado “Serendípia”, com design gráfico a cargo do artista plástico Nuno Ezequiel.
Assim, inicia a parceria entre os dois dando origem ao projeto “Nocturnium Fatum”.
A 25 de Janeiro de 2012 foi lançada a longa-metragem “Além de ti” de João Marco, que conta com dois temas de Ricardo Gordo, sendo um de Rock e outro um instrumental de Guitarra Portuguesa – “Going to London” e “Pastora de Portalegre” respetivamente.
A 3 de Fevereiro de 2012 foi convidado pela marca de instrumentos APC a visitar as suas instalações com o objetivo de desenvolver uma guitarra portuguesa como seu modelo de assinatura, oficializando assim o seu patrocínio da marca.
Em Abril de 2012, tocou na homenagem a Amália Rodrigues em Castelo Branco, com a presença do Professor Joel Pina.
NR: Ricardo Gordo tem origens nisenses. Os seus pais e avós são naturais do concelho de Nisa.