25.4.13

MEMÓRIAS DE ABRIL: José Afonso em Pé da Serra (1)

Já aqui se disse: nos anos 70 e 80 não havia a profusão de meios tecnológicos hoje existentes. Poucos tinham máquinas fotográficas, o digital estava ainda a "anos-luz" e não admira, por isso, que não se conheçam registos fotográficos da actuação de José Afonso em Pé da Serra.
O próprio ano do espectáculo (1985?) não figura no "cartaz", um documento rudimentar, feito em "cima do joelho". Foi uma actuação a todos os títulos notável, não apenas pela presença do Zeca - já com alguns sintomas da doença que o viria a vitimar - mas pelo conjunto de artistas que com ele viajaram até ao extremo norte do Alentejo: Fausto, Júlio Pereira ( com uma das pernas engessada devido a acidente) e Janita Salomé.
Num largo das festas apinhado de gente, José Afonso cantou e falou (falou mais do que cantou) explicando as diferenças musicais e etnográficas entre algumas regiões do país, focando, naturalmente, o Alentejo (das saias e do cante) e a Beira Baixa (dos ferrinhos, bombos e adufes).
As fracas condições acústicas, o palco improvisado, a falta de meios técnicos - hoje abundantemente desfrutados por qualquer "artista pimba" - não retiraram brilhantismo ao espectáculo, antes contribuiu para aproximar os músicos e cantores do público.
Há 30 anos, o Pé da Serra já se destacava pela grandiosidade e colorido das suas festas tradicionais, trazendo até nós grandes artistas e excelentes espectáculos a que não faltavam uma grande participação popular. Foi esse o "cenário" que José Afonso e os seus amigos aqui encontraram e que hoje recordamos.
Aproveitamos a oportunidade para deixar um apelo: se alguém tiver alguma foto desta actuação, pedimos que as envie para publicação, desde já agradecendo a colaboração.