4.4.13

Martin Luther King Jr. - Assassinado há 45 anos


 O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.
I Heave a Dream (Eu tenho um sonho!) foram as palavras que substanciaram a vida de luta pelos direitos humanos e contra a discriminação racial de Martin Luther King Jr., assassinado há 45 anos (4 de Abril de 1968) em Memphis.
Hoje, 4 de Abril, num dia "especial", recordo e presto homenagem a um homem que tem sido para mim, ao longo da vida, uma constante referência e exemplo que me faz acreditar que "Um mundo melhor é possível". Luther King, foi um "rei" no nome e na determinação. O seu sonho, ainda não foi atingido em toda a sua plenitude, mas ajudou a criar condições para que a utopia possa dar lugar a um mundo sem discriminações de espécie alguma. O texto que se segue foi retirado da Wikipédia:
Martin Luther King, Jr. (15 de janeiro de 1929 - 04 de abril de 1968) foi um clérigo americano, ativista e líder no Movimento dos Direitos Africano-Americano Civil . Ele é mais conhecido por seu papel no avanço de direitos civis não-violenta, usando a desobediência civil . Rei tornou-se um ícone nacional na história do progressismo americano . [ 1 ]
Um Batista ministro, King tornou-se um ativista dos direitos civis no início de sua carreira. Ele liderou a 1955 boicote aos ônibus de Montgomery e ajudou a fundar a Conferência da Liderança Cristã do Sul (SCLC), em 1957, servindo como seu primeiro presidente. Com o CPPC, King liderou uma luta sem sucesso contra a segregação em Albany, Geórgia , em 1962, e organizou protestos não violentos em Birmingham, Alabama , que atraiu a atenção nacional após a cobertura da televisão a notícia da resposta policial brutal. King também ajudou a organizar a 1963 Marcha em Washington , onde ele fez seu " I Have a Dream "discurso. Lá, ele estabeleceu sua reputação como um dos maiores oradores da história americana. Ele também estabeleceu sua reputação como um radical, e tornou-se um objeto do Federal Bureau of Investigation 's COINTELPRO para o resto de sua vida. Os agentes do FBI investigou-lo por possíveis comunistas laços, gravou suas ligações extraconjugais e informou sobre eles a funcionários do governo, e em uma ocasião, o rei enviou uma carta ameaçadora anônima de que ele interpretou como uma tentativa de fazê-lo cometer suicídio.
Em 14 de outubro de 1964, King recebeu o Prémio Nobel da Paz para o combate à desigualdade racial através da não-violência. Em 1965, ele e o SCLC ajudou a organizar a Selma para Montgomery marchas e, no ano seguinte, levou o movimento para o norte para Chicago . Nos anos finais de sua vida, o rei expandiu seu foco para incluir a pobreza ea Guerra do Vietnã , alienando muitos de seus aliados liberais com um discurso 1967 intitulado "Além do Vietnã". Rei estava planejando uma ocupação nacional de Washington, DC, chamada de Campanha Pobres . Rei foi assassinado em 4 de abril de 1968, em Memphis, Tennessee. Sua morte foi seguida de distúrbios em muitas cidades dos EUA . Alegações de que James Earl Ray , o homem condenado pela morte de King, tinha sido enquadrado ou agiu em conjunto com agentes do governo persistiu por décadas após o tiroteio, eo júri de um julgamento civil de 1999 encontrou Jowers Loyd ser cúmplice de uma conspiração contra o rei.
Rei recebeu postumamente a Medalha Presidencial da Liberdade e da Medalha de Ouro do Congresso . Martin Luther King, Jr. Day foi criado como um feriado federal dos EUA em 1986. Centenas de ruas em os EUA foram renomeados em sua homenagem. A estátua memorial no National Mall foi aberto ao público em 2011.