4.4.13

JORNAL DE NISA: As capas do mês de Abril (3)

A edição número 9 do Jornal de Nisa, publicada no dia 29 de Abril de 1998, trazia, como principal destaque, um estudo sobre o suicídio, um dos temas tabu e um dos fenómenos sociais que mais tem flagelado a sociedade portuguesa.
Há 15 anos, tal como hoje - e com mais força, actualmente - o tema volta a estar em foco e ser motivo de acalorados debates nos media nacionais, chegando-se ao ponto de elaborar legislação a penalizar, com o aumento do preço, as bebidas alcoólicas, vendo nestas a "culpa" para o suicídio. Uma análise atenta e séria do fenómeno, tendo como base o sul do país e o "modus operandi", chegaria para mostrar quanto errada e 
desnecessária é esta estratégia. Erradique-se, de vez, o desemprego; criem-se condições para o bem-estar das famílias; eduque-se, capazmente, crianças e jovens, em escolas adequadas à função, humanizadas e não em mega estruturas tipo "tudo ao monte e fé em Deus" e o suicídio assumirá proporções residuais.
João Afonso era anunciado como espectáculo no 1º de Maio, numa capa do jornal em que a escola (Etaproni), os livros e a leitura mereciam igual referência.