12.4.13

ALTO TEJO: Apresentação do nº 5 da revista Açafa online


Por ocasião do Dia Internacional da Terra (21 de Abril) e do Dia Nacional do Património Geológico (22 de Abril), o coordenador da Associação de Estudos do Alto Tejo e o Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova têm a honra de convidar V. Exa a assistir à apresentação do número 5 da revista digital Açafa On-line.
A sessão terá lugar na Cafetaria/Galeria Municipal do Parque Urbano, em Proença-a-Nova, no dia 21 de Abril de 2013 (domingo), com início pelas 14h30.
Esta edição inclui um dossier temático que pretende assinalar a passagem dos 250 anos sobre os confrontos militares que tiveram lugar nesta região, no âmbito da Guerra dos Sete Anos, e evocar o papel desempenhado pelo Conde de Lippe (Friedrich Wilhelm Ernest zu Schaumburg-Lippe) na defesa de Portugal. Nesse contexto, assume relevância nacional o dispositivo militar hoje denominado Linha Defensiva das Talhadas-Moradal, que está bem representado em Proença-a-Nova, município onde tem beneficiado de várias acções de estudo e valorização.
A secção de Estudos e Trabalhos integra um conjunto muito diversificado de temas,  com  destaque para o  património  geológico  e geomineiro, a que se seguem outros textos, sobre investigação arqueológica, dialectologia, arquitectura e património rural, economia rural, crenças e religiosidade popular, um contributo para demografia histórica e registos fonográficos de poesia popular.
Os documentos desta edição reportam-se a uma região que abrange o sul da Beira Interior, o Norte Alentejano e parte ocidental da Província de Cáceres.
Estes documentos estarão disponíveis para descarga, a partir da data de apresentação, na página www.altotejo.org.