20.3.13

NISA: A morte de António Pires Bento


Primeiro presidente da Câmara de Nisa eleito após o 25 de Abril 
 Faleceu no sábado, dia 16, no Entroncamento, António Pires Bento, 89 anos, o primeiro presidente da Câmara Municipal, eleito democraticamente após o 25 de Abril.
António Pires Bento nasceu em Nisa em 1924, trabalhou no comércio e no Grémio da Lavoura antes de ingressar na Junta Autónoma de Estradas, função que o levou até Estremoz onde conheceu e se tornou amigo do poeta Sebastião da Gama. Frequentou as tertúlias literárias da cidade, tal como viria a acontecer em Portalegre, para onde se transferira. Fez-se poeta, oficinando, como gostava de referir, tendo deixado uma profícua colaboração literária em diversos jornais e revistas, desde “A Rabeca” ao Jornal de Nisa, Brados do Alentejo, Correio de Nisa, Notícias de Nisa e revista cultural de Castelo Branco.
Eleito em 1976, presidente da Câmara de Nisa, pelo Partido Socialista, cargo que desempenhou durante três anos, num mandato particularmente difícil, tanto pelo contexto político da época como pelos dolorosos problemas pessoais e familiares que enfrentou, António Pires Bento e o executivo que liderou resolveram algumas das principais carências com que o concelho se debatia, a nível do saneamento básico e da viação rural e dando impulso formidável para a construção do quartel dos Bombeiros.
Deixou por concretizar – como anos mais tarde me referiu – um dos seus sonhos “dourados”: pôr o Hospital de Nisa a funcionar, tal como as pessoas o conheciam.
António Bento partiu do nosso convívio. Foi para mim, além de vizinho, um grande amigo que me privilegiou com a sua amizade e as longas conversas sobre poesia, literatura, Sebastião da Gama, Régio, as tertúlias de Estremoz e Portalegre, a política, enfim, a vida.
Morreu o homem: que viva o poeta!
Mário Mendes in "Alto Alentejo" nº 320 - 20/3/2013