24.3.13

NISA: Memória do Cine Teatro (Março 1942)



“Peço a Palavra” (Mr. Smith Goes to Washington, no original) foi considerado pelo jornal norte-americano The Nation, o melhor filme de Hollywood de 1939 e foi exibido em Nisa no dia 8 de Março de 1942. Realizado por Frank Capra e interpretado por Claude Rains, Edward Arnold, Guy Kibbee, James Stewart, Jean Arthur,  Thomas Mitchell, o filme conta a história de Jefferson Smith, um homem simples de uma pequena cidade, enviado como senador a Washington por um grupo de políticos que o querem transformar numa marionete ao serviço dos seus interesses. Smith iniciará uma solitária batalha contra a corrupção e contra um grupo de senadores sem escrúpulos. James Stewart, com uma interpretação magistral, Jean Arthur e Claude Rains protagonizam este clássico da história do cinema.
No dia 21 de Março desse ano, o Cine Teatro de Nisa abriu as suas portas para uma Récita de Estudantes de Portalegre, a favor da sua Caixa Filantrópica, espectáculo em que obtiveram uma receita total de 1240 escudos, revertendo para a empresa do Cine Teatro Nisense Lda a quantia de 343 escudos e cinquenta centavos.
Como balanço do mês de Março de 1942, o Cine Teatro de Nisa registou a presença de 1127 espectadores nos quatro espectáculos realizados.