2.1.13

QUERCUS faz Balanço Ambiental 2012 do Distrito de Portalegre (II)

 O MELHOR DE 2012
Nuclear-Free Future Award para Município de Nisa e Movimento Urânio em Nisa Não
O Movimento Urânio em Nisa, Não! (MUNN) e Gabriela Tsukamoto, Presidente do Município de Nisa, foram distinguidos com o “Nuclear-Free Future Award” de 2012. Trata-se de um prémio internacional atribuído a activistas, personalidades ou instituições que se tenham distinguido na luta por um mundo sem o desenvolvimento da energia nuclear, em qualquer das suas componentes, e que em alternativa se tenham empenhado pela cidadania e sustentabilidade. O prémio “Nuclear-Free Future” é atribuído por um júri internacional e reconhece o empenho cívico do MUNN na oposição ao desenvolvimento da mineração de urânio em Nisa e também da Presidente de Câmara, na sustentabilidade do concelho e na criação de condições que impossibilitem o desastre social e ambiental que seria o desenvolvimento desta atividade industrial no concelho de Nisa.
Portalegre cria rede de corredores ecológicos na Serra de São Mamede
O Município de Portalegre lançou a iniciativa dos corredores ecológicos, no âmbito do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE). O objectivo é preservar e qualificar de forma sustentável os recursos endógenos da paisagem protegida e manter o equilíbrio dinâmico de todos os ecossistemas deste território único, com grande valor natural e cultural. Os visitantes usufruirão a partir de Setembro de 2013 de sinalética, de um observatório de aves e de um centro de apoio ao turismo de natureza.
Alentejanos campeões da reciclagem
É no Alentejo que se observa o maior índice de adesão à separação de resíduos e onde a maioria dos agregados familiares (77%) já adere a esta forma indispensável de valorização de resíduos. No contexto da família e dos separadores totais, é a mulher que lança a ideia de iniciar a separação de lixo ou embalagens usadas (em 54% dos lares).
O Município de Avis voltou a ganhar, pela quarta vez consecutiva, a bandeira verde atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), desta vez obtida com uma pontuação superior à anteriormente conseguida. A obtenção do Estatuto de “Município ECO XXI” por parte do Município de Avis foi condicionada à avaliação do seu desempenho, através de um conjunto de vinte e um indicadores de sustentabilidade, constituindo um ponto de partida para o fortalecimento de ações continuadas que visam a elevação da sua qualidade ambiental e educacional.
Portalegre, 31 de Dezembro de 2012
A Direcção do Núcleo Regional de Portalegre da Quercus –  ANCN