12.1.13

Nisa mobilizou mulheres e novos dadores de sangue






Tal como estava previsto: a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – iniciou o calendário de colheitas de 2013 em Nisa. Ao quartel dos Bombeiros apresentaram-se 46 pessoas, das quais 24 mulheres. De realçar que estas estiveram em maioria com 52,2% das presenças.
Depois da avaliação clínica concluiu-se que só dois dos presentes não estavam em condições de colaborar.
Compareceram sete novos dadores dos quais cinco do sexo feminino. Alguns destes, de início, estavam apreensivos mas, no final, saíram satisfeitos e nada receosos do grande gesto que tinham efectuado.
O Registo Português de Dadores de Medula Óssea ficou acrescido de mais cinco inscrições, o que merece também ser sublinhado.
O Presidente da ADBSP referiu que o Ano começou tal como encerrou o de 2012: ou seja com brigadas bem concorridas. Em Nisa é de louvar a forte presença de mulheres e o facto de se ter registado um número assinalável de estreantes a doar sangue.
Esperemos que esta dinâmica se prolongue pelas várias colheitas a realizar em 2013!
Acções a realizar em Fevereiro
De referir que em Fevereiro vão ter lugar as seguintes brigadas: Dia 02 no Centro de Saúde de Castelo de Vide; Sábado 16 no Centro de Saúde de Montargil, numa acção em colaboração com o grupo de Motards desta terra; Dia 23 no Centro de Dia de São Salvador da Aramenha, Marvão.
As colheitas decorrem em sábados das 09.00 h às 13.00 horas. Apareça!
JR