13.1.13

NISA: Memória do Cine Teatro (Janeiro 1938)



Janeiro de 1938. Um novo ano começava e intensificava-se a acção de propaganda do Estado Novo. No dia 1 de Janeiro, em Nisa, o padre Sebastião Martins Alves promovia mais uma das suas habituais conferências, esta dedicada à "Acção Católica". A empresa do Cine Teatro, cedeu a sala gratuitamente, tendo recebido 84 escudos para as despesas com luz e limpeza.
Nos dias 22 e 23, exibiu-se "A Revolução de Maio", duas sessões a que assistiram 599 espectadores e uma receita de 1566$00.
"A Revolução de Maio", uma longa-metragem portuguesa, foi realizada por António Lopes Ribeiro, no ano de 1937, com estreia no Tivoli, em Lisboa, no dia 6 de Junho de 1937.  Trata-se do mais emblemático - e, muito provavelmente, o único - filme de propaganda ideológica feito pelo salazarismo: nele, a personagem principal, um homem com inclinações comunistas, apaixona-se por uma senhora bastante afecta à ideologia implementada pelo 28 de Maio. Desenrola-se então uma espécie de luta de bem contra o mal, i.e., das ideias do salazarismo contra as do comunismo. No fim, o homem acaba por abandonar os seus antigos pontos de vista e abraçar a causa de Salazar. O filme foi financiado pelo Secretariado de Propaganda Nacional de António Ferro.
A Revolução de Maio, de António Lopes Ribeiro, teve como actores: Luís Campos, Ricardo Malheiro, Emília de Oliveira, Francisco Ribeiro (Ribeirinho), António Martínez, Eliezer Kamenescky, Maria Clara, Alexandre Azevedo, Clemente Pinto, José Gamboa.