18.1.13

Hotel abre em Nisa para dar resposta ao turismo de saúde e bem-estar


Um hotel de quatro estrelas vai ser inaugurado em Nisa (Portalegre) no final deste mês, num investimento superior a 3,5 milhões de euros, para dar resposta ao turismo de saúde e bem-estar, anunciaram esta quarta-feira os promotores, citados pela agência Lusa.
“A abertura do hotel estava prevista para Maio de 2012, mas devido à falta de financiamento só agora é possível abrir, no dia 31 deste mês”, explicou à agência Lusa Rui Lopes, administrador da empresa R. D. Lopes, Lda, promotora do projecto.
 O hotel, denominado Monte Filipe Hotel & Spa, foi construído na freguesia de Alpalhão, no concelho de Nisa, numa zona a cerca de cinco quilómetros do Complexo Termal da Fadagosa.
De acordo com o responsável, o atraso na abertura do espaço deveu-se à falta de financiamento por parte de uma entidade bancária, que apenas desbloqueou a verba em Julho do ano passado.
“Nessa altura, conseguimos desbloquear a verba que, infelizmente, não era a que tínhamos inicialmente previsto, era inferior, o que condicionou também a obra e alguns atrasos de pagamento ao empreiteiro”, explicou.
O turismo de saúde e bem-estar é um dos sectores que o hotel quer conquistar, uma vez que, a oferta nessa área é “escassa” e conta com uma “enorme procura”, realçou o responsável.
Daí, o investimento da empresa naquela região para conquistar o mercado que gira em torno do Complexo Termal da Fadagosa, em Nisa.
O investimento, superior a 3,5 milhões de euros, contou com uma comparticipação de 75% de fundos comunitários.
Esta unidade hoteleira está associada ao Geoparque da Naturtejo, o que lhe vai permitir beneficiar de uma estratégia de promoção integrada.
A empresa promotora espera ainda que o hotel venha a ser reconhecido como "Empreendimento Turístico de Natureza", pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
A memória descritiva do projecto refere que o hotel contempla os critérios legalmente previstos para a obtenção dessa classificação, visto inserir-se numa área com valores naturais, potenciando a visitação de áreas naturais, o desporto de natureza e a interpretação ambiental.
A unidade hoteleira, que cria, "à partida", 14 postos de trabalho, é composta por três pisos, sendo o primeiro ocupado por 38 quartos duplos e duas suites.
Com uma capacidade máxima para 120 hóspedes, o hotel vai ter ainda mais 10 quartos, situados no rés-do-chão, onde, entre outras valências, estão concentrados o restaurante, sala de formação e convenções e loja de artesanato.
Na cave do hotel, está prevista a instalação de um Spa com quatro gabinetes para massagens, tratamentos de beleza e bem-estar, sauna, banhos turcos, jacuzzi, piscina interior e exterior biológica, hidromassagem e banho “Vichy”.
in www.rcmpharma.com