30.1.13

ALPALHÃO: Carnaval com música e animação

O Grupo Contradanças Alpalhoense, a Sociedade Recreativa Alpalhoense e a Associação de Jovens de Alpalhão – AJAL – organizam em conjunto o programa de festejos carnavalescos a terem lugar nesta freguesia do concelho de Nisa.
Os festejos de Carnaval têm início no dia 31 de Janeiro (5ª Feira) com o desfile do “Enterro de Compadres”, pelas 15 horas, numa iniciativa que conta com a colaboração da Escola Básica de Alpalhão.
No Domingo, 3 de Fevereiro, tem lugar o desfile de “Índios e Cowboys”, com início às 15 horas no Largo do Coreto e no dia 7, celebra-se a 5ª Feira de Comadres, com o desfile das ditas, em trajes tradicionais, tendo início às 10 horas na Escola Básica de Alpalhão. À noite, na Sociedade Recreativa Alpalhoense haverá Danças de Salão, a cargo da Escola Silvina Candeias, com danças e cantares alusivos ao Carnaval.
O Domingo Gordo (10 de Fevereiro) é, habitualmente, o dia maior da festa de Carnaval de Alpalhão, com o imponente desfile das Contradanças, onde se homenageia as vestes garridas das gentes da terra, ornamentadas com reluzentes peças de oiro, o “troféu” maior para quem, através do duro trabalho no campo, conseguia aforrar algum dinheiro e comprar os almejados grilhões, brincos ou medalhões artisticamente trabalhados.
É um espectáculo a não perder, mesmo para aqueles que o julgam repetitivo e sem interesse. À noite, na Sociedade Recreativa, a animação continua com um baile abrilhantado pelo músico Nuno José.
Prossegue a festa na 2ª feira, o Dia de Ciganas, com desfile alusivo às mesmas e a ter início como o do dia anterior, no Largo do Coreto.
O baile na Sociedade Recreativa, à noite, tem animação musical a cargo de Vítor Manuel Realinho.
No dia 12, terça-feira, o Largo do Coreto acolhe, pelas 15 horas, a concentração para o Desfile de Entrudo, este com tema livre e à noite, na Sociedade Recreativa a animação mantém-se com baile e animação musical de Nuno José.
Nos dias 10, 11 e 12 haverá matinés na Sociedade Recreativa Alpalhoense e a AJAL promove um Concurso de Carnaval destinado a premiar os melhores mascarados, para além dos torneios de dominó, sueca e ping-pong a realizar nas instalações desta colectividade.