30.11.12

NISA: Memória do Cine Teatro (Novembro de 1942)



"Gunga Din" filme norte-americano de 1939, produzido e realizado por George Stevens registou a maior afluência de público entre os espectáculos promovidos no mês de Novembro de 1942, no Cine Teatro de Nisa. Com um excelente elenco de artistas, como Cary Grant, Victor McLaglen, Douglas Fairbanks, Jr., Sam Jaffe (no papel de Gunga Din), Eduardo Ciannelli e Joan Fontaine, o filme de acção e aventuras foi visto por 455 espectadores, garantindo uma receita de bilheteira de mil sessenta e nove escudos.
Era assim há setenta anos, em Nisa. Havia gosto pelo cinema e a sala não tendo as condições técnicas, de conforto e comodidade que hoje desfruta, ia servindo para as "encomendas"; para proporcionar divertimento, prazer e cultura aos nisenses. Tudo feito e suportado com uma imensa dose de bairrismo e de amadorismo.
Em 2013, ano de outros "filmes", acredito que a sala de teatro e cinema que já foi a do "Norte Alentejano", volte apenas e tão só, a exibir filmes, a ter uma actividade regular, motivada pelo desejo simples de cumprir um dos objectivos institucionais, gratificante, a que qualquer poder local digno desse nome: o de dinamizar a cultura e dessa forma contribuir para a elevação moral e espiritual dos cidadãos do concelho de Nisa e de outros concelhos vizinhos.