4.11.12

NISA: Memória do Cine Teatro (Novembro de 1937)


O Dia de Todos os Santos, era dia de cinema em Nisa. Em Novembro de 1937, o filme português "Bocage" era exibido pela segunda vez e teve uma assistência de 430 espectadores.
"Doido com Juízo", segundo alguns especialistas, o melhor filme de Frank Capra, com Gary Cooper e Jean Arthur nos principais papéis também passou pela velhinha sala do Cine Teatro de Nisa, nesse distante mês de Novembro de 1937.
Seis anos depois de inaugurado, a sala de espectáculos de Nisa fazia as delícias dos cinéfilos e justificava, amplamente, a aposta feita por bairristas nisenses.
Imperava o amadorismo, mas o principal objectivo da empresa do Cine Teatro Nisense Lda -proporcionar a fruição de espectáculos culturais - era cumprido à risca e muitas vezes com risco e arrojado esforço financeiro.
Fechado para "balanço", em termos de exibição cinematográfica, desde há 3 anos, bom seria que a Câmara Municipal, administradora do espaço, retomasse a exibição regular de filmes, principalmente agora que anuncia alguma "folga financeira".
Quando terão os nisenses oportunidade de voltar a ver CINEMA na sala do "Norte Alentejano"?
Mário Mendes