9.11.12

NISA: Comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino


Nisa vai assinalar no dia 15 de Novembro, os 500 Anos da concessão do Foral Manuelino.
PROGRAMA
10h - Inauguração da exposição temática "O Foral de Nisa", elaborada pelos alunos da Escola EB1 de Nisa, no Cine Teatro.
Passeio com os alunos por alguns locais da vila com interesse arquitectónico - séc. XVI.
20,30h - Início do Desfile da Corte para a entrega do Foral, desfile que percorrerá algumas ruas da vila ao som dos Bombos de Nisa e gaita de foles.
Actuação do grupo "Mantas Orelos" e Magusto junto às Portas de Montalvão.
O Foral Manuelino de Nisa, à semelhança da generalidade dos forais alentejanos, foi concedido na segunda década de Quinhentos. A feitura do foral novo de Nisa obedeceu a um protótipo e esteve a cargo do calígrafo Fernando Pina, "que o fez escrever em onze folhas", devidamente numeradas. O iluminista terá sido Francisco Peres, em cujos trabalhos figuravam primordialmente flores e folhas.
Os Novos Forais – Forais Manuelinos - tinham como objetivo demarcar os limites territoriais estabelecendo as relações económicas e sociais entre as entidades outorgadas e as outorgantes, definindo os tributos a pagar pelos primeiros e tinha acima de tudo um carácter fiscal. Eram discriminados os lugares no concelho e descriminadas as dívidas à coroa que eram pagas em géneros alimentícios ou dinheiros reais. Estes forais foram reunidos no chamado Livro dos Forais Novos.