14.11.12

NISA: CDU contra a extinção de Freguesias

A CDU desde sempre tomou uma posição pública e frontal contra a extinção / agregação de qualquer das freguesias do concelho de Nisa
A Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território (UTRAT) apresentou à Assembleia da República pareceres e propostas de reorganização administrativa das freguesias. Estas propostas, dão sequência às posições defendidas pelo governo que apontam para a extinção / agregação de freguesias.
No que respeita ao concelho de Nisa a proposta da UTRAT prevê a redução de três freguesias, com a agregação das duas freguesias da sede de concelho com a freguesia de S. Simão e propõe ainda a agregação das freguesias de Amieira do Tejo e Arês.
Em coerência com a posição que sempre assumiram e defenderam, os eleitos da CDU na Câmara, na Assembleia Municipal, nas Juntas e nas Assembleias de Freguesia apresentaram propostas de deliberação contra a extinção de Freguesias no Concelho de Nisa.
A CDU opõe-se à Reorganização Administrativa da Administração Local pretendida pelo Governo do PSD/CDS
porque esta é baseada em critérios artificialmente criados, em interesses meramente economicistas, e ignora a história, a vivência e a tradição de cada local, negando à população séculos de história da sua existência.
A CDU manifesta oposição à liquidação de qualquer das Freguesia existentes no Concelho de Nisa,
por aquilo que representam e pela sua importância para a população.
A CDU afirma solidariedade com as populações
na defesa da sua identidade, e dos órgão de poder local que respeitam a proximidade, o desenvolvimento e a coesão territorial.
A Comissão Coordenadora Concelhia de Nisa da CDU – Comissão Democrática Unitária
NR: CDU = a Coligação Democrática Unitária