30.10.12

NISA: MEMÓRIA DO CINE TEATRO (Outubro de 1938)


"A Rosa do Adro", a grande produção de Chianca de Garcia, foi o filme que animou a sala de espectáculos de Nisa em duas sessões, nos dias 10 e 11 de Outubro de 1938. Foram quase mil espectadores aqueles que assistiram a este filme português com Maria Lalande no principal papel.
No dia 9, véspera de Feira de S. Miguel, houve Cinema e Variedades com  o filme Porto Artur e o espectáculo "La Cucaracha". Um cartaz que levou à "velhinha" sala de Nisa, 626 espectadores.
Claro, os tempos eram outros, não havia a parafernália de inventos e aplicações tecnológicas que hoje estão ao alcance de qualquer um, via "made in PRC" (leia-se Popular Republic of China") e os filmes deixaram de suscitar a atenção e entusiasmo que outrora atraíam.
Cá para mim e pese embora tantos avanços da tecnologia, ainda continuo a pensar que filme de cinema é para ver ( e sentir, apreender) em sala de cinema. Por isso, a crítica insistente que faço ao mau uso ( ou nem sequer isso) do nosso CineTeatro. Há 5 anos, propagandeava-se "10 anos a Viver Cultura", esquecendo, propositadamente, toda a vida anterior desta sala e dos homens que ao longo de décadas proporcionaram prazer e fruição cultural a várias gerações de Nisenses.
Depois disso foi o "apagão" quase generalizado. Qual o "slogan" que irão utilizar agora?
Mário Mendes