9.10.12

Amigos de Arez em passeio pelo Alqueva




Aconteceu no dia 29 de Setembro mais um passeio da ASAA – Associação Sócio Cultural "Os Amigos de Arez", desta vez às terras do "Grande Lago".
Cinquenta excursionistas, transportados pelo autocarro, gentilmente cedido pela Câmara Municipal de Nisa, percorreram alguns dos braços da imensidão de água que abraça as 440 ilhas e os 1160 quilómetros de margens da barragem do Alqueva.
Iniciou-se o passeio por Portel, seguido da observação do paredão principal da barragem, visita à marina da Amieira e almoço típico na aldeia com o mesmo nome. De tarde o grupo visitou Reguengos, a aldeia de S. Pedro do Corval, o maior centro de olaria do país, e a povoação de Monsaraz, empoleirada e fortificada num monte, com as suas ruas em xisto, brancura alentejana e uma atmosfera de história em cada canto percorrido pelos visitantes. Com o cair das estrelas retornámos a Arez pelos montes e planícies que separam este Baixo do nosso Alto Alentejo, acompanhados da boa disposição, cantorias e desejo de que o próximo passeio aconteça brevemente.
Fátima Tomé