19.9.12

TOLOSA: Comemorações dos 150 anos da 1ª Carta de Foral

 
.Nos dias 5 e 6 de Outubro em Tolosa (Nisa) comemoram-se os 750 anos da concessão à vila da primeira Carta de Foral.
O primeiro Foral de Tolosa
é datado de 1262 e foi entregue por D. Afonso Pedro - Prior do Crato da Ordem do Hospital. Estávamos em pleno reinado de D. Afonso III, rei que dedicou especial atenção à classe média de mercadores e pequenos proprietários. Ficou conhecido pelo pai "do Estado Português" distribuindo alcaides pelos castelos e juízes pelas vilas e terras. A sua preocupação era implementar um poder legal, mais justo para todos. O rei preparou legislação que restringia a possibilidade das classes mais privilegiadas cometerem abusos sobre os mais desfavorecidos, concede privilégios á Igreja, organizou a administração pública, fundou vilas, e concedeu várias cartas de Foral.
Desde o início da nacionalidade que se sentiu a necessidade de criar e adequar um conjunto de leis que visassem a proteção da população, a normalização das várias atividades, a moralização dos costumes e atualizar o plano fiscal. A carta de foral adquire uma dimensão prática depois da sociedade mais estabelecida. No fundo estes documentos eram a base do estabelecimento de um Município, e por conseguinte um evento muito importante na história de qualquer vila ou cidade. A Carta de Foral serviu desde o século XII como um elemento importante nas relações entre a população os municipais e o Rei. Era no fundo o regulador desta relação, imprescindível numa altura em que os grandes senhores ainda dominavam grandes territórios em desfavor da Coroa. O primeiro de Foral de Tolosa seguiu o modelo do de Évora de 1166.
O programa das comemorações dos 750 da Carta de Foral de Tolosa
integra no dia 5 de Outubro (sexta feira), pela 10 horas, uma caminhada "Pelos Caminhos do Carvalhal", acompanhada de guia e explicações sobre a História do Carvalhal; à tarde atuará o Grupo de Danças Antigas Josefa d’Óbidos e de seguida haverá um concerto pela Banda da Sociedade Musical Nisense.
No dia 6 de Outubro, pelas 10 horas haverá uma demonstração de cães de parar do Canil de Fortios; às 11h30, realizam-se torneios de jogos populares e um desfile equestre; às 13 horas, haverá almoço/convívio e às 15 horas, uma tourada "Ladies & touros, lda".
O programa das comemorações terá continuidade no mês de dezembro com publicação da Carta de Foral, uma Conferência explicativa sobre a importância do Foral e um Concerto de Natal.