29.9.12

NISA: Memória do Cine Teatro - Setembro 1938


Em Setembro de 1938, o Cine Teatro de Nisa exibiu quatro filmes, entre os quais o célebre Tempos Modernos com o já famoso Charles Chaplin, filme que registou uma afluência de 216 espectadores e uma receita de 533$00.
Nos "modernos tempos" que correm e com o Cine Teatro modernizado, Nisa não tem cinema nem outro tipo de espectáculos. A estrutura está obsoleta, tal como a Câmara, sem dinheiro e a contar os cêntimos para poder "investir" na próxima campanha eleitoral, que já começou.
Modern Times (br/pt: Tempos Modernos) é um filme de 1936 do cineasta britânico Charles Chaplin, em que o seu famoso personagem "O Vagabundo" (The Tramp) tenta sobreviver em meio ao mundo moderno e industrializado. É considerado uma forte crítica ao capitalismo, militarismo, liberalismo, conservadorismo, stalinismo, fascismo, nazismo e imperialismo, bem como uma crítica aos maus tratos que os empregados passaram a receber depois da Revolução Industrial.

Nesse filme Chaplin quis passar uma mensagem social. Cada cena é trabalhada para que a mensagem chegue verdadeiramente tal qual seja. E nada parece escapar: máquina tomando o lugar dos homens, as facilidades que levam a criminalidade, a escravidão. O amor também surge, mas surge quase paternal: o de um vagabundo por uma menina de rua.
Tempos Modernos é ao mesmo tempo comédia, mesmo tempo drama e romance.