5.8.12

AREZ: ACESA mostrou Saberes em Julho

Neste mês de julho quente e "inquieto", destacamos apenas três atividades da ACESA - Associação da Cultura e Saberes de Arez, para partilharmos com todos os nossos associados e amigos.
Em 01-07-12 o Saber do mês de Junho – Lucília Paulino visitou a Exposição dos "Ss" da ACESA, deslumbrando todos os presentes na sua "Mostra de Saberes", assim como todos os que apreciaram as fotos deste evento na página da ACESA no facebook
Lucília Paulino descobriu a sua paixão por "bordar" aos dezassete anos, aprendeu este precioso "saber" com a prestigiada "Mestra" Maria Pires. Como todas as noivas bordou o seu "enxoval", sentindo gosto por todos os pontos e de modo muito particular pelo "Ponto Cadeia".
Como outros Arezenses, para procurar melhores condições de vida emigrou para França, fazendo uma longa paragem nos seus "bordados". Aí permaneceu durante trinta e dois anos, não entrando nas suas rotinas diárias espaço para desenvolver o seu "saber" especial, pois a sua vida familiar (criar duas filhas longe da sua terra só com a ajuda do seu marido), assim como a sua profissão ocuparam-na completamente.
Com o regresso a Portugal e na calma vida que uma aldeia como Arez oferece, retomou então linhas e agulhas, deixando marcas coloridas sobre linho branco, preto, castanho ou rosa, cujos resultados finais mais parecem uma pintura e não um bordado.
A ACESA agradece a disponibilidade da Lucília Paulino em partilhar com todos aqueles que visitaram a Exposição dos "Ss" o seu "Saber". Foi muito agradável para esta associação apreciar o saber do mês de junho – Lucília Paulino.
Durante todo este mês também a "Feira do Lixo e Material Reutilizável" foi muito visitada e apreciada.
Por último a participação no expositor de Arez (a convite do Senhor Presidente da Freguesia de Arez), na atividade da Câmara Municipal de Nisa, "Há Festa na Praça". A ACESA divulgou alguns artigos confecionados nas "Oficinas de Saberes da ACESA, assim como os "Saberes do Mês" (janeiro a junho) e DVDs com várias atividades realizadas. Consideramos muito positiva esta participação pelo que regressaremos a Nisa na próxima sexta-feira.
Enviando saudações a todos os que se interessam pelas nossas notícias, desejamos muitos parabéns a todos os associados que nasceram no mês de julho e continuação de bom verão.
A Presidente da Direção da ACESA
Rosa Metelo