21.7.12

Nª SENHORA DA GRAÇA: Minha mãe, minha madrinha...

NOSSA SENHORA DA GRAÇA: A HONRA, A GRANDEZA E A GRAÇA DE TAL TESOURO ESPIRITUAL FAZER PARTE DA ALMA NISENSE... UM TESOURO QUE ACHA RAZÃO DE SER, FUNDAMENTO E ORIGEM NA RIQUEZA ESPIIRITUAL E MORAL DA NOSSA GENTE, NÃO ASSENTA APENAS NUM MERO E FELIZ ACASO.
ESTAS DUAS ENTIDADES NISA E A SENHORA DA GRAÇA TÊM UMA VIDA PARTILHADA DE AFECTO MORAL, PINTANDO DO MAIS FINO SAGRADO A NOSSA TERRA, A NOSSA GENTE, RAZÃO SUFICIENTE PARA AMARMOS QUEM É PARTE DE NÓS, A NOSSA GENTE, GOSTARMOS DE NÓS, SER QUEM SOMOS, IMUNES AO ÓDIO, RESPONDENDO AO QUE NOS FAZEM FINGINDO NÃO PERCEBER, CONTINUAR A AMAR MESMO OS QUE NOS HOSTILIZAM... PORQUE NOSSA SENHORA DA GRAÇA ASSIM NOS ENSINOU A APRENDER... PORQUE A NOSSA GENTE ASSIM É.
A importância de Nossa Senhora da Graça no nosso universo físico e moral, da notável vila de Nisa, que nos viu nascer e crescer entre tantos que felizmente permanecem e outros que tantas vezes lembramos as suas partidas, mas de certo solidários ,porventura mais que nós ,... é incalculável, transformando em prece a certeza de continuarmos a amar mesmo que não tenhamos razões para o fazer.
Assim aprendemos com a proteção da Senhora da Graça, e do Seu Mestre e Nosso, o Senhor da Vida.
Continuarmos assim é obra de Nossa Senhora da Graça , um sinal de saúde mental e grandeza interior da nossa gente, que Nossa Senhora com a sua soleníssima presença não deixa de inculcar nas nossas almas.
Protetora, fomentadora da esperança, alcança-nos essa graça da esperança em abundância, afasta , luta contra a tristeza e faz da nossa gente a gente alegre, e bem humorada , que é um dos traços característicos de todo o nisense.
Com a graça conhecida, mas quási envergonhada , o traço comum de todo o nisense é a alegria comedida, porém sincera, o envaidecimento quási envergonhado, o prazer, o dom do encontro fraterno.
Rir mais de si próprio que dos outros.
Em vez de permitir que nos sintamos derrotados, a vigilante presença de Nossa Senhora da Graça consegue junto da nossa gente ultrapassar o pesar, o ódio, o desespero.
A Senhora da Graça enfrenta essa falta de protecção,e promove junto de Nisa a grandeza de alma, a saúde moral e a felicidade.
Razão suficiente para se atentar, pensar melhor em respeitar de forma elevada os pormenores ,relevar mais, celebrar melhor tudo o que rodeia o seu nome , a sua imagem, espaços de oração, de silêncio , contemplação, visita, peregrinação ,meditação, louvor, festa em sua honra.
A presença de Nossa Senhora da Graça, no aconchego desta ligação profunda, concedendo à nossa terra e á nossa gente uma energia própria, mesmo um modo de agir , individualidade singulares , feitas de harmonia e paz, a alegria da nossa gente , fruto da sua graça.
Nossa Senhora da Graça tem connosco uma relação de destino, presença constante ,força , parte integrante de Nisa.
É Nossa ,A Senhora de Toda a Graça, Nossa Medianeira junto do Mestre da Vida, e nós pertencemos-lhe, Nisa abraçou-se-lhe para sempre, envolve-se no nosso quotidiano, o verdadeiro enriquecimento identitário da nossa terra faz-se à volta da Nossa Padroeira, o Ente Maior da nossa terra, da nossa gente.
Daí a nossa grandeza... a grandeza da nossa Terra, da Nossa Gente.
A Luz,... Muita Luz de Nossa Senhora da Graça a iluminar o caminho de Nisa, engrandecendo-o.
Com a amizade afetuosa de sempre
João Castanho