25.6.12

OPINIÃO: Quem quer matar o Serviço Nacional de Saúde (SNS)?

O SNS tem cinquenta anos de luta cívica persistente.
Ideia surgida em fins dos anos cinquenta, liderada pelo Prof. Miller Guerra, então dirigente da Ordem dos Médicos, apoiada por jovens médicos que rapidamente foram criando um rede de militantes em todo o país, culminou com a apresentação de um relatório, o Relatório das Carreiras Médicas em que, pela primeira vez uma classe universitária, defensora da medicina como profissão liberal entregava ao Governo um projecto politico em que propunha, por dever patriótico e sentido de missão, um programa de ação, de organização e de financiamento de um serviço público de saúde com quadros profissionais de funcionários em carreiras de Estado.
Salazar opôs-se, apesar da simpatia de muitos dos políticos mais directamente implicados na balbuciante política de Saúde. e tivemos que esperar quase dez anos para que se começasse a executar com medo e sem foguetes algumas das propostas do Relatório das Carreiras.
Foi sobretudo na era Marcelista e no Ministério da Saúde de Baltasar Rebelo de Sousa que um grupo notável de médicos de Saúde Pública e de gestores, altos funcionários do Ministério da Saúde iniciaram a grande transformação da politica de saúde do País com a publicação e execução de dois célebres diplomas: os decretos 413 e 414 de 1971.

A criação do Serviço Nacional de Saúde (SNS)
Foram estes homens, que por sorte eram dirigentes do Ministério ( por distracção da PIDE?) que, não, só acataram a decisão revolucionária da inscrição na nossa Constituição democrática do direito à Saúde, como foram eles que, nos 1º e 2º Governos constitucionais, orientaram, e participaram no estudo do Diploma criador do Serviço Nacional de Saúde que em 79 o Dr. António Arnaut, apresentou, defendeu e conseguiu fazer aprovar no Parlamento:
Um SNS tutelado pelo Estado, gratuito para todos os cidadãos no ato da prestação, mantido por profissionais de saúde de formação superior, assente em carreiras profissionais de acesso e progresso por concursos públicos hierarquizados, onde o mérito é o garante da dignidade de pertencer a uma carreira de Estado.
Em trinta anos o S N S transformou a saúde de Portugal.
Dispondo sempre de financiamento "per capita" para a saúde inferior à média dos seus parceiros europeus e dos países da OCDE, o SNS conseguiu trazer-nos para o grupo dos países com os melhores serviços de saúde do Mundo, ocupando lugares de distinção no ranking mundial dos serviços públicos
E a crise que nos últimos anos se abateu sobre nós veio encontrar-nos na situação paradoxal de possuirmos uns serviços de saúde se não exemplares, pelo menos de qualidade, quase gratuitos para o cidadão, bem distribuídos, equitativos e de eficácia reconhecida e invejada, dos mais baratos da Europa mas, segundo os políticos, demasiado caros para a riqueza do País!
E assim, os políticos que tinham falhado em toda a Europa na previsão da crise, que se entregaram de mãos atadas às sociedades financeiras que incentivaram gastos e dívidas para depois virem obrigar ao seu pagamento, vieram obrigar Portugal a gastar menos na saúde, considerada área de desperdício e de gastos exagerados pela "Troika".
Mito grosseiro porque Portugal tem dos melhores índices sanitários do Mundo com custos incomparavelmente menores.
Mas mito que ganhou raízes e os cortes na saúde passaram a ser brutais, obrigatórios e impostos.
Os ataques ao SNS
Como não podia deixar de ser, os cortes, apesar de feitos tentando poupar as classes mais pobres e menos protegidas, são difíceis de suportar por muitos milhares de doentes que têm no SNS e nos seus benefícios a ajuda indispensável aos seus tratamentos.
Situação dramática, porque inevitável enquanto o país não superar a crise catastrófica que as políticas recentes criaram.
Mas a penúria atual que torna a penúria histórica da saúde parecer abastança, não pode levar à morte do programa de saúde que o Portugal democrático iniciou há quarenta anos com sucesso por todos reconhecido.
Bem sabemos e sentimos que durante a crise não podemos continuar a desenvolver serviços e a aumentar apoios e orçamentos, mas podemos e temos o dever de preservar as traves mestras do SNS: a dignidade das suas carreiras de Estado baseadas na excelência da formação e progressão dos seus profissionais pelo mérito de concursos públicos, a maior atenção e apoio á autonomia e responsabilidade dos serviços prestadores, Hospitais, Centros de Saúde e USF, essenciais servidores dos doentes, cuja proteção tem que ser constante.
Temos dois ou três anos para pensarmos a política pós-crise que queremos para o nosso SNS, que a Constituição consagra e que só poderá acabar se esta for alterada, o que não será o caso.
E muita coisa deverá ser desde já estudada e corrigida.
O financiamento sa Saúde tem que ser repensado, a organização dos Hospitais públicos em serviços deve ser abandonada, a sua gestão tem que ser mudada, diria mesmo invertida, passando do figurino de empresa industrial para o de centro comercial, o hospital empresa (EPE), maravilha de gestão que o Tribunal de Contas denuncia deve acabar e voltar à gestão pública com enquadramento jurídico próprio.
As convenções e contratos de funções com o sector privado têm que ser fomentados e organizados com o S.N.S. como cliente exigente, referência de qualidade e guardião do interesse do cidadão e não em parcerias sempre ruinosas.
O cidadão tem que ser o centro indiscutível de todo o sistema, pelo que todas as medidas que melhorem a acessibilidade dos serviços, o conforto das instalações, a delicadeza do atendimento, a pormenorizada informação ás populações interessadas, o incentivo e convite à participação nos movimentos de Voluntariado em Saúde, a liberdade de escolha do médico de família e os serviços de proximidade são objectivos essenciais que tempos de crise devem considerar ainda mais prioritários, porque exigindo poucos investimentos.
Toda a minha vida profissional e política esteve associada á execução do programa de saúde que a democracia escolheu.
Participei no movimento das Carreiras Médicas em 1959, ano da minha inscrição na Ordem.
Fiz toda a minha vida como funcionário público, em carreira de Estado, cumprindo as suas regras e batendo-me pela sua melhoria.
Após Abril, fui Secretário de Estado da Saúde em 76-77 e em 81-83 e Ministro da Saúde em 1993-1995, fui Director do primeiro Serviço de Neurorradiologia do País e Director do Hospital Geral de Santo António de 1987 até ser convidado para Ministro.
Conheço e respeito o actual Ministro da Saúde cuja tarefa é, ainda há dias o afirmou, salvar o SNS da falência, o que tem feito com muita coragem e bom senso.
Não sendo um profissional de Saúde os seus objectivos à frente do Ministério são naturalmente orientados para a recuperação financeira do SNS, a racionalização dos custos e o cumprimento dos cortes impostos brutalmente à Saúde e que atingem mais de mil milhões de euros.
Tarefa dificílima para a qual foi escolhida a pessoa mais competente, corajosa e bem preparada do País.
O que a minha consciência e a minha experiência politica não aceita é a justificação, pela crise, do abandono dos princípios basilares e fundadores e. pelo contrário, se assista, por parte dos órgãos técnicos de apoio ao Ministro, à desvirtuação do SNS que a Constituição consagra até chegarmos ao ponto inaceitável e "assassino" de contratar por empresas privadas lucrativas de recursos humanos o fornecimento de profissionais médicos…pelo preço hora mais baixo!
Tentativas de desmembramento e liquidação do SNS
Deixou de haver algum pudor e o ataque ao SNS passou a ser à bruta e às claras..
Por isso o meu mais veemente protesto contra a execução cada vez mais frequente, de medidas que vão, sistemática e deliberadamente, destruindo o património imenso de experiência, satisfação do doente, competência e dignidade que se tem acumulado na política do sector.
Hospitais EPE, parcerias público privadas, concentração de hospitais em Centros Hospitalares geridos à distância sob pretexto nunca provado de melhor gestão, rede centralizada de cuidados continuados que só tem sentido ético e humano na proximidade da família, contratações sem concursos, destruição das carreiras (e do orgulho de sermos servidores do estado), a burocratização que ameaça as USF e muito mais, tudo se insere num ambiente geral de destruição sistemática do melhor serviço público da democracia portuguesa.
Coroando este ataque sistemático aos fundamentos do SNS público, iniciado após o Ministério de Maria de Belém e continuado e persistentemente prosseguido pelos Governos socialistas, com o incrível pretexto de que é para o salvar, assistimos agora, perplexos e revoltados, como já referi, à abertura de um concurso para as agências de emprego colocarem mais de mil médicos no SNS, sem concurso, sem análise curricular de qualidade, sem inserção em carreiras ou programas de ação, sem participação dos serviços prestadores e em que a condição prioritária de colocação é …o preço hora de trabalho mais barato!
É o "assassinato" da alma e da qualidade de um serviço público que os frios técnicos de gestão desprezam e que querem entregar ao privado numa persistente operação onde as parcerias publico privadas já feitas, que são uma vergonha nacional, valerão tostões, comparadas aos custos que pagaremos no futuro às empresas que se preparam para liderar um sistema em que o sector público garante e paga e o sector privado executa e mete a conta.
Porque eles sabem que a Saúde tem já, no mundo, um volume de negócios superior ao do petróleo
Ao SNS talvez lhe entreguem a execução dos internatos e a preparação dos profissionais atendendo a população mais pobre e desprotegida.
Um SNS para os pobres e a liberdade de escolha para os ricos que irão ao sector privado prestador que o Estado pagará será o projecto a desenvolver.
Como posso eu ficar calado!
Paulo Mendo / 07-06-2012
NOTA: Os subtítulos, a vermelho, são da responsabilidade da redacção do blog