1.6.12

NISA...VISTA DA MINHA JANELA: QUE FUTURO?

O melhor para Nisa... hão-de os meus ilustríssimos conterrâneos convir, concedendo-me a bondade e o privilégio de haver-me como querendo o melhor para a sua gente, respeitando os seus valores, e que por consequência a sua terra conheça contínuo progresso e desenvolvimento individual e coletivo.
E acredita-se em muitos valores de jovens cujo carácter e muitas qualidades começam a evidenciar-se em várias lideranças e intervenções, e nomeadamente alguns de formação cristã que à volta da paróquia não regateiam esforços na área da solidariedade.
Mais uma vez, há fortes esperanças para se esperar muito desses jovens, rapazes e raparigas, que poderão ir enquadrando os mais pequeninos numa rota que se deseja rica de serviço e sentido de responsabilidade, e na ajuda fraterna aos mais pobres e desprotegidos.
Enche-se-nos assim o nosso coração de nisense de muita esperança no futuro da nossa terra.
Porém a hora difícil convida a maior convivialidade, encontro, espírito de ajuda, trabalho acertado numa educação para o consenso, acompanhar as práticas escolares que habilitem verdadeiramente, participação nas escolhas de atividades a desenvolver, interessando-se por acompanhar o fortalecimento, a melhoria progressiva da capacitação dos nossos jovens e das pessoas em geral, fortalecimento e intrusão crescente no espaço nacional e fortalecimento no espaço transfronteiriço, promoção do teatro a nível local digno da nossa gente, semeando valores de futuro, a criação de instituições dirigidas por gente solidária, conhecedora e de profunda formação moral e espiritual, defesa de uma economia social nivelada por valores e pelo alto desempenho e dirigismo dos melhores, de ampla participação solidária na atividade pública local, a criação de um fundo local associativo para os mais diversos apoios atento ao desenvolvimento e gestão, criação de malhas de desenvolvimento, desenvolvimento da educação para o consumo.
Enfim, a criação de um ritmo novo, com amplos e melhores espaços de participação democrática, porque mais solidária, mãos conhecedora, mais capacitada.
É o que desejo e espero para nossa terra, para a nossa gente.
João Castanho