13.6.12

NISA: Exposição no Museu do Bordado e do Barro

Centro de Artesanato de Nisa: O sonho, o Projeto e a Realidade
No Museu do Bordado e do Barro em Nisa está patente a exposição "Centro de Artesanato de Nisa
- O sonho, o Projeto e a Realidade" dedicada à história e atividade de uma oficina de artesanato que há quatro décadas se dedica à produção de bordados.
Com esta mostra no Núcleo Central do Museu Bordado e do Barro (instalada edifício da "Cadeia Nova", no Centro Histórico de Nisa) pretende-se dar a conhecer o percurso de um grupo de pessoas, encabeçado por um casal de professores - Júlio e Celeste Alvega de Matos - que nos anos 60 tinham um sonho.
A produção dos bordados de Nisa era meramente particular e desenvolvia-se no âmbito das famílias, não existindo qualquer estrutura empresarial. A situação alterou-se em 1969 com o surgimento do Centro de Artesanato de Nisa, iniciando-se então um longo percurso na produção e na divulgação essencialmente do bordado de faixa. Em 1984, foi formalizada em termos jurídicos a associação denominada Centro de Artesanato de Nisa, com a missão de defender e valorizar o artesanato como património cultural, apoiar a formação profissional dos artesãos e promover cursos de aprendizagem.
Ao longo destes últimos 40 os seus trabalhos foram divulgados em dezenas de feiras e certames onde, a qualidade foi reconhecida com a atribuição de prémios e foram um exemplo para muitas mulheres e artesãs. Atualmente, no Centro de Artesanato trabalham 3 artesãs a tempo inteiro, sendo que a mais velha, D Lurdes está no Centro desde a sua constituição, o que a faz lembrar de muitas histórias e de muitos trabalhos que foram marcantes e responsáveis pelo no sucesso do Centro de Artesanato de Nisa.
Na exposição no Museu são exibidos trabalhos das artesãs, é recriado o ambiente da oficina de artesanato e são documentados momentos da história da associação.