25.6.12

“Movimento Urânio em Nisa, Não!” e Gabriela Tsukamoto galardoados com prémio internacional

Por oposição à exploração de urânio em Nisa e defesa da sustentabilidade
O Movimento Urânio em Nisa, Não! (MUNN) e Gabriela Tsukamoto, presidente da Câmara Municipal de Nisa, foram distinguidos com "Nuclear-Free Future Award" de 2012, um prémio internacional atribuído a ativistas, personalidades ou instituições que se tenham distinguido na luta por um mundo sem o desenvolvimento da energia nuclear, em qualquer das suas componentes, e que em alternativa se tenham empenhado pela cidadania e sustentabilidade.
O prémio "Nuclear-Free Future" é atribuído por um júri internacional e reconhece o empenho cívico do M.U.N.N. na oposição ao desenvolvimento da mineração de uranio em Nisa e também da Presidente de Câmara, na sustentabilidade do concelho e na criação de condições que impossibilitem o desastre social e ambiental que seria o desenvolvimento desta atividade industrial, contra a terra e os que a ocupamos.
Os "Nuclear-Free Future Awards" são atribuídos desde 1998 pela Fundação Franz Moll para as Futuras Gerações, criada com o objetivo de alertar para os perigos do nuclear e para o avivar da consciência de que as ações tomadas hoje têm de ter em conta a forma como vão afetar as gerações futuras, defendo por isso a necessidade de mudança do paradigma energético atual.A cerimónia oficial de entrega dos prémios ocorre a 29 de setembro em Heiden, na Suíça.
Mais informação em:


Fonte: CM Nisa