27.6.12

AREZ: Acesa dinamizou actividades em Junho

Junho mês de festejos populares, o que quer dizer mês de romarias e tradições com raízes muito antigas para festejar o solstício de verão. Celebrações da passagem de tempos de sementeira, para tempos de colheita, o adeus dos dias amenos da primavera com as suas flores, para os dias quentes de verão com os seus deliciosos frutos, resumindo, o fim de pesados trabalhos exteriores agrícolas para o confortável armazenamento interior dos celeiros.
Também a ACESA – Associação da Cultura e Saberes de Arez recebeu o mês de junho com festejos, primeiramente com uma atividade de "Saberes, Sabores e Sons" (15-06-12), de seguida com o "Arraial 2012 da ACESA" (22-o6-12). Comparando um pouco com descrito, foi também na ACESA, o expor confortável dos vários produtos que ao longo dos meses foram elaborados por muitos associados, uns de fabrico completo na sede da associação, outros iniciados nas "Oficinas", acabados em casa e orgulhosamente oferecidos para às "Oficinas"
Mais uma vez associados e amigos conviveram saudavelmente neste excelente espaço reinando a boa disposição e alegria, quer na execução dos eventos, quer na sua preparação.
Foi bonito ver crianças e adultos fazerem as tradicionais flores e bandeiras para ornamentar o espaço exterior, assim como sentir a disponibilidade dos associados para participarem ativamente em todas as tarefas, desde a confeção dos excelentes "Sabores" (o arroz doce foi confecionado pelas crianças na Ludoteca), à colocação de mesas e cadeiras, assim como na colheita de rosmaninho e marcela (para a tradicional "fogueira" embora "pequenina").
Nas Oficinas igualmente foi muito boa a participação dos associados no "S" de "Saberes". Os trabalhos executados nas várias Oficinas estão maravilhosos! Desde o crochet à costura, passando pelo tricot e bijuteria (novidade) todos são dignos de serem apreciados. A Oficina de Pesca foi fundamental para os que não dominavam as técnicas de pesca se sentirem motivados (e sem medos), para colocarem em "prática" a "teoria" que o associado António do Rosário com muito entusiamo transmitiu na sua Formação. Sobre a Oficina de Informática temos a referir que tem funcionado bem e muito brevemente, teremos um computador para apoio exclusivo desta oferta formativa, para os associados que ainda não possuem computador.
Ainda este mês a Exposição dos "SS" da ACESA (que tem sido muito visitada e elogiada) vai receber o Saber do Mês de Junho pelas mãos habilidosas da nossa amiga Lucília Paulino.
Para os nossos associados nascidos no mês de junho, muitos parabéns. Para todos os que tiveram curiosidade e leram as nossas notícia saudações carinhosas e para as todas as crianças, jovens e menos jovens Boas Férias…
Presidente da Direção da ACESA
Rosa Metelo