24.5.12

NISA: Memória do Cine Teatro - Maio de 1937

Em Maio de 1937, o Cine Teatro de Nisa promoveu três espectáculos, que mantiveram a “marca” deste mês, ou seja, as sessões de teatro ou cinema terem um fim altruísta e de solidariedade, destinando-se as receitas apuradas para apoio de instituições e colectividades.
No dia 2, a sala de espectáculos (que ainda não era a do Norte Alentejano, mas tinha vida) acolheu 685 espectadores para a récita teatral dos alunos das escolas de Nisa (1), revertendo a receita, a favor da Caixa Escolar.
O espectáculo rendeu 2.433$50, o Cine Teatro foi cedido gratuitamente, recebendo a empresa a importância de 163$50, destinada ao pagamento do imposto, consumo de luz, bilhetes e velas, e pessoal empregado.
A 9 de Maio e numa iniciativa do Administrador do Concelho foi exibido o filme “As duas órfãs” cuja receita (2) se destinava a favor da ANT (Assistência Nacional aos Tuberculosos). Mais uma vez a sala foi cedida gratuitamente, tendo a empresa do CTN recebido a importância de 240$20 para pagamento de imposto, luz, bilhetes e velas. Pela primeira vez aparece descriminado o pagamento à polícia (PSP) no valor de 12$00 e aos Bombeiros (31$50).