19.5.12

FALAGUEIRA (Nisa): Festa e evocação da memória nos 30 anos da ACR



A aldeia de Falagueira, na freguesia de S. Matias (Nisa) esteve em festa no passado domingo para comemorar os 30 anos da fundação da Associação Cultural e Recreativa, criada em 11 de Maio de 1982. A ocasião foi aproveitada para lembrar os sócios falecidos e em especial João da Cruz Ângelo, um dos fundadores e principais dinamizadores desta colectividade.
 A celebração de uma missa, evocando os sócios falecidos e um almoço convívio que juntou algumas dezenas de sócios, muitos deles vindos da Grande Lisboa e de outros pontos do país, marcou as celebrações do 30º aniversário da ACR da Falagueira.
A colectividade é presidida por José da Cruz da Silva Ângelo, 63 anos, que nos fez uma resenha da vida da associação.
“ A ACR da Falagueira nasceu pela necessidade congregar as pessoas em torno do Rancho Folclórico, criado em 1977, e de dispormos de um espaço para os ensaios.
O Rancho Folclórico existiu até 1983, entretanto já tínhamos criado a associação, mas a falta de um espaço de convívio para a população e para dinamizar algumas actividades culturais e recreativas, mantinha-se.
Em 1996 fez-se um grande esforço para reactivar a actividade do Rancho e conseguiu-se, tendo surgido o Rancho “Saias Bordadas” ligado à associação. Foi um trabalho árduo, mas premiado com as actuações que em 1997 fizemos um pouco por todo o país e em Espanha (Cedillo e Trujillo). Aqui surgiu a ideia de avançar com a construção de uma sede que servisse a ACRF mas também toda a população da aldeia.
O sonho, de muitos anos, começou a concretizar-se. As actuações do rancho, as receitas obtidas na Feira de Artesanato e Gastronomia e a ajuda financeira de muitos sócios fizeram com que, num espaço de 5 anos, erguêssemos esta importante obra, que é o orgulho de uma aldeia e da freguesia de S. Matias.
A aldeia está praticamente deserta, são poucos os moradores, mas ainda assim é este espaço, este centro de convívio que traz muita gente de volta, aos fins-de-semana e dias festivos, não só para visitarem os familiares e as origens, mas também por saberem que têm um espaço onde podem juntar-se e conviver.
É isso que me deixa feliz e a todos os elementos dos corpos sociais. Temos o sonho de ainda um dia fazermos renascer o Rancho “Saias Bordadas”. Foi um grande embaixador da nossa terra e concelho, reactivou-se para que esta obra nascesse e quero agradecer a todos os que fizeram parte do rancho, porque mesmo em Lisboa e noutros sítios, nunca se pouparam a esforços para se deslocarem e actuarem, valorizando a nossa terra.”
Mário Mendes in "Alto Alentejo" - 16/5/2012