4.4.12

PONTÁ BITÉFES (2) – Câmara sabe fazer bem

A Câmara de Nisa, aqui bastas vezes criticada, também sabe fazer bem. Escusava era de demorar um tempo infinito a resolver questões simples e menores, como dar corda ao relógio da torre ou reparar uma boca de rega, que, neste caso, até julgou oportuno mudar de sítio. Fez bem. Fizeram bem os trabalhadores que resolveram estas e outras situações. Estou em crer, até, que só não fazem mais vezes bem porque não os mandam.
E nisto a responsabilidade é dos serviços ou melhor da hierarquia, desatenta e insensível, tantas vezes, às razões dos munícipes.
Ontem, dia 3 de Abril, o relógio retomou a sua função, de assinalar o tempo e as rotinas dos nisenses. Bastou meia hora para que o problema fosse resolvido, sem invocação da troika, dos cortes do governo às autarquias e tantas outras desculpas de mau pagador que se trazem à baila quando a burocracia não quer ou não deixa resolver o que é pertinente.
Por de tão simples estas questões, escusava a autarquia de ser visada constantemente, neste e noutros locais, por não cumprir, a tempo e horas, o seu papel.
Os autarcas – é bom lembrar – são eleitos para trabalhar, para resolver os problemas das populações. É isso que dizem e garantem aos quatro ventos, aliás, quando estão em campanha eleitoral.
Fazer o bem sem olhar a quem, devia ser a “regra de ouro” dos eleitos nas autarquias. E, já agora, pagar a tempo e horas, não só por ser uma obrigação moral, mas acima de tudo porque, em época de crise, fica mal ao poder municipal ser subsidiado, financeiramente, por um comércio local já de si pobre e subsistindo com extremas dificuldades.
Lanço, daqui, um apelo e sugestão: comemorem o 25 de Abril, liquidando as dívidas que a Câmara tem para com prestadores de serviços, o comércio e indústria locais.
As boas contas são o sinal mais claro da transparência democrática.
Mário Mendes