20.4.12

NISA VIVA: Dez anos, a promover a cultura e o património

Prestes a completar dez anos de vida, a Nisa Viva – Associação dos Naturais e Amigos do Município de Nisa, construiu ao longo deste tempo, um percurso e um currículo feito de inúmeras iniciativas visando a promoção do concelho de Nisa, dos seus naturais e da região.
Reforçar os laços de solidariedade entre os nisenses ausentes e residentes, foi o motivo principal que levou à constituição desta associação em Junho de 2002.
Desde então, a Nisa Viva tem procurado, através de uma actividade constante, não só fortalecer esses laços como sensibilizar os sócios da associação - muitos deles ausentes do concelho há anos e sem ligação às terras de origem – a uma presença e intervenção em prol da região onde nasceram.
Essas continuam a ser, aliás, as linhas de força do programa de actividades para o triénio 2012-2015 proposto pelos órgãos sociais eleitos em Assembleia Geral no passado dia 24 de Março e aprovado na mesma reunião.
Uma reunião na qual foram passados em revista um decénio de existência, com análise da acção desenvolvida, realçando-se as actividades que mais contribuíram para a valorização do concelho e o prestigio da associação, mas sem descurar a crítica a outras acções que, estando programadas, não foram implementadas por dificuldades várias.
Divulgar o património histórico e cultural do concelho
Uma das áreas a que a Nisa Viva deu carácter prioritário foi, incontestavelmente, a defesa e divulgação do património histórico e cultural do concelho de Nisa, divulgação feita através de inúmeros passeios pedestres temáticos, quer de âmbito rural ou de cariz urbano. Com o título “À Descoberta do Património”, a Nisa Viva procurou dar a conhecer, com a ajuda de historiadores e de outros especialistas, o vasto e diversificado acervo patrimonial do concelho, com caminhadas, praticamente, em todas as freguesias do município de Nisa.
A estas acções de divulgação do património, aliando-o à prática da saúde e do contacto com a natureza, a Nisa Viva realizou inúmeras exposições, algumas com carácter de pioneiras, divulgando modos de ser e fazer dos nisenses, nomeadamente, no campo do artesanato.
Momentos de particular significado para a associação, foram a promoção de dois cortejos etnográficos de âmbito concelhio, um trabalho de grande envergadura e que movimentou centenas de figurantes, que desfilaram em Nisa e mostraram os aspectos mais significativos da cultura e tradições das suas terras.
Trajes, danças, cantares, instrumentos e artefactos de trabalho, mostraram imagens de um tempo ainda não muito distante e que urge salvaguardar para fruição e compreensão por parte das gerações actuais e vindouras.
Cultura promove conhecimento
A par da divulgação do património, a Nisa Viva promoveu ao longo destes dez anos diversas conferências e colóquios, abordando um conjunto de temas muito vasto e de interesse tanto regional como nacional, como a preservação e a reabilitação dos centros históricos, os problemas da emigração, a defesa das regiões administrativas ou sobre os problemas económicos e a globalização, entre outros.
Conferências que trouxeram a Nisa figuras de incontestável prestígio como o juiz conselheiro Guilherme de Oliveira Martins, presidente do Tribunal de Contas e do Centro Nacional de Cultura - entidade com quem a Nisa Viva se prepara para estabelecer um protocolo de colaboração, visando a realização de actividades conjuntas -, António Simões Lopes, ex-bastonário da Ordem dos Economistas, Jorge de Oliveira, professor da Universidade de Évora, José Miguel Noras, ex- deputado e ex-presidente da Câmara de Santarém,  José Mendes Bota, deputado, Carreira Marques, ex-presidente da Câmara de Beja.
Revista fortalece ligação
Para estabelecer e manter a ligação entre nisenses, residentes e ausentes, a Associação dos Naturais e Amigos do Município de Nisa dispõe de uma revista, publicada de quatro em quatro meses. Uma revista que representa um grande investimento para a associação, não só pela qualidade do formato e conteúdo, o que obriga a despesas de algum vulto, mas principalmente por que a mesma não teve ainda o reconhecimento e a difusão que os dirigentes da Nisa Viva julgam ser possível. Este é, de resto, um dos problemas, que a nova direcção quer ver resolvido com alguma premência, estando a estudar algumas das propostas que foram sugeridas pelos sócios.
Um outro problema e que levou, inclusive, à alteração dos estatutos, diz respeito á mudança da sede da associação, até aqui sedeada em Lisboa. Os sócios foram unânimes em reconhecer que, ultrapassado o período de implantação da Nisa Viva faz todo o sentido que a sede passe a localizar-se em Nisa, estando a ser feitos contactos para esse fim.
Restauro da capela de Santo André
O programa de actividades da Nisa Viva para o triénio 2012-2015, aprovado pelos sócios, é ambicioso e revela a vontade dos corpos sociais em recuperar algum do tempo perdido, nomeadamente, em algumas acções práticas que não tiveram o devido desenvolvimento.
É o caso, por exemplo, do levantamento do Menir do Patalou, processo em que a Nisa Viva se empenhou, principalmente na ultrapassagem de alguns aspecto legais relacionados com a propriedade e que foram resolvidos, sem que houvesse por parte da autarquia a necessária disponibilidade e sequência. 
A associação espera ver o problema resolvido, contando com o apoio das autarquias interessadas e a orientação científica do prof. Jorge Oliveira, para além de avançar com uma proposta para a celebração de um protocolo com o Município de Nisa visando a realização de acções de valorização e divulgação do património concelhio.
No mesmo sentido, será feita uma proposta ao Agrupamento de Escolas do concelho de Nisa, para a realização de colóquios e palestras nas escolas, sobre temas a definir em conjunto.
A Nisa Viva está particularmente interessada na organização de iniciativas que se insiram nas comemorações dos 500 anos do forais manuelinos de Nisa e Montalvão e em avançar com as obras de restauro da Capela de Santo André, em cooperação com a Paróquia de Nisa.
Para o efeito, a associação tem previsto para este ano, no seu orçamento uma verba de mil euros, dos cinco mil que foram angariados através de subscrição pública que organizaram para esse fim, contando com a disponibilidade manifestada pela Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Graça para apoiar este projecto.
Colóquio com o economista Simões Lopes
No próximo sábado, dia 21, pelas 15 horas, no auditório da Biblioteca Municipal, a Nisa Viva promove uma conferência com o Prof. Dr. António Simões Lopes, ex-bastonário da Ordem dos Economistas que falará sobre o tema “ A crise e a austeridade: que mais nos irá acontecer?”.
O economista António Simões Lopes e o historiador Jorge Oliveira foram distinguidos pela Nisa Viva com o título de “Sócios Honorários”, como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol da associação.
Associação Nisa Viva - Órgãos Sociais para o triénio 2012 -2015
Assembleia Geral
Manuel Lopes Porto, presidente; José Manuel Basso e João Gomes Esteves, secretários;
José Carmona Ribeiro e João Lopes Mourato, substitutos.
Direcção
António Rebordão Montalvo, presidente; João Rufino Temudo, vice-presidente; Manuela Sales Bicho, secretária; Rui Correia de Sousa, tesoureiro; Lúcia Bicho Temudo, Maria José de Almeida, Mário Carita Infante, João Maria Pinheiro, Sara Mendes da Silva, vogais; João Francisco Lopes, José Basso Reizinho, Joaquim Correia Bicho, substitutos.
Conselho Fiscal
Armando Fraústo Basso, presidente; Arménio Morais de Almeida e Conceição Carita Morais, secretários; Emílio Rufino Reizinho e Tiago Bicho Temudo, substitutos.
Mário Mendes in "Alto Alentejo" - 18 Abril2012