11.4.12

Centenas de nisenses na romaria à Senhora da Graça










Segunda-feira de Páscoa é dia de Nossa Senhora da Graça e Feriado Municipal no concelho de Nisa. Em dia de sol primaveril, centenas de nisenses, de nascimento ou por afecto, rumaram até ao cabecinho da Senhora da Graça, a quatro quilómetros de Nisa.
Muitos, sobretudo jovens, percorreram o caminho a pé, mantendo a ancestral tradição.
Foram por devoção, no cumprimento de uma promessa ou simplesmente para agradecer e pedir à Senhora – Padroeira de Nisa, ânimo e saúde para os mais próximos.
No adro da ermida, o senhor bispo de Portalegre e Castelo Branco, D. Antonino Dias celebrou a missa campal e apelou ao sentimento dos fiéis para levarem uma vida mais verdadeira e mais próxima dos valores morais e espirituais da igreja.
Após a missa, formou-se a procissão que incorporou centenas de fiéis de todas as idades e foi acompanhada com a devida solenidade pela banda da Sociedade Musical Nisense.
Cumprida parte do programa religioso, foi tempo de as famílias se espalharem pelos campos limítrofes, procurarem as melhores sombras e degustarem as especialidades gastronómicas da Páscoa.
Pela tarde fora, a animação musical foi constante com actuações da Sociedade Musical Nisense, grupos “Domingos e Dias Santos”, “Fora D´Horas” e Bombos de Nisa.
A recitação do terço, a meio da tarde, constituiu um momento de reflexão e de reaproximação espiritual dos fiéis com a sua padroeira.
Mário Mendes - in "Alto Alentejo" - 12/4/2012