9.3.12

OPINIÃO - Maria de Magdala: Um pequeno texto de reflexão...

... E TAMBÉM HOMENAGEM, COMO SE DIRÁ  A SEGUIR ,... ÀS MULHERES  DA MINHA TERRA, SEM AS QUAIS NÃO TERIA COMPREENDIDO TÃO CEDO O VALOR DA DÁDIVA, DA COMPREENSÃO, DO SACRÍFICIO SEM LIMITES, DO LADO FEMININO, SEM PRECONCEITO QUE A PRÓPRIA VIDA CONTÉM:
1. LEMBRAR ESTA FIGURA EXTRAORDINÁRIA DE MULHER, E SER HUMANO, DA MÍSTICA CRISTÃ, MAS À LUZ DAS PROVAS FIÁVEIS EXISTENTES, PARECE QUE INEQUÍVOCAS, DE SE TRATAR DE PESSOA COM INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA QUE FEZ PARTE DO GRUPO MISTO DE HOMENS E MULHERES (COM OUTRAS MULHERES), QUE APOIARAM JESUS NA SUA MISSÃO DE DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA.
2. MAS MESMO QUE SE TRATASSE DA PROSTITUTA ARREPENDIDA, COMO REFEREM OUTROS, TRANSFIGURADA PELO AMOR VERDADEIRO... MERECERIA SEMPRE A NOSSA VENERAÇÃO... JESUS NÃO JULGAVA, ACEITAVA TODA A GENTE. NÃO DISCRIMINAVA. MARIA DE MAGDALA PARECE ASSIM ULTRAPASSAR JOÃO  NA DEDICAÇÂO AO SENHOR... A  SUA PALAVRA RASGOU-LHE O CORAÇÃO, ESTEVE COM ELE NA MORTE (SEJAMOS CLAROS NO ASSASSINATO), COMO JAMAIS O DEIXOU, NA CRUCIFICAÇÃO DO SER MAIS DOCE DA TERRA , TRATADO COMO UM ASSASSINO. VENCIDA PELA DOR DE QUEM LHE ERA PRÓXIMO,... UM SER SERENAMENTE INVULGAR, UMA TRISTEZA DE MORTE NO ENTERRO E ... FOI TESTEMUNHA RELEVANTE NA RESSURREIÇÃO DO SENHOR... ALIÁS O SEU TESTEMUNHO, O PRIMEIRO DO FACTO RESSURREIÇÃO, DETERMINOU QUE AS AUTORIDADES LOCAIS EXTRAISSEM A RESSURREIÇÃO COMO RESULTADO DO INQUÉRITO, APESAR DO RELATIVISMO SOCIAL DA MULHER (JUDIA) AO TEMPO, EMBORA NÃO TÃO EXACERBADO COMO EM JERUSALÉM.
3. DÉCIMA TERCEIRA ESTAÇÃO DA VIA SACRA...”. ROGAR A DEUS  POR VIVOS E DEFUNTOS...” TORNAI-ME, SENHOR, CAPAZ DE CONTEMPLAR A CRUZ DE JESUS, PROCURANDO PERCEBER MELHOR A NECESSIDADE DE GASTAR, CADA VEZ MAIS E MELHOR, A MINHA VIDA EM FAVOR DOS OUTROS....” CONCEDEI-NOS, SENHOR, UMA INTELIGÊNCIA MAIS SENSÍVEL À VOSSA LUZ”:
4. QUE COM O ENFOQUE INSPIRADOR DA NOSSA PADROEIRA, N.ª SENHORA DA GRAÇA, AS MULHERES DA MINHA TERRA (... SÃO OS NOSSOS LAÇOS)... CONTINUEM A PREENCHER O CAMPO  DA APRENDIZAGEM DO LADO FEMININO DA VIDA, NUMA ESPECIAL SENSIBILIDADE PARA TODO O SOFRIMENTO E OS MAIS POBRES.
Esta figura impressionante da mística cristã referida no Novo Testamento, um extraordinário ser humano que acompanhou  Jesus nos mais importantes momentos da sua missão na Terra, é afinal  uma mulher com uma certa independência financeira, que enfrentando todos os riscos da sociedade do seu tempo, e da condição de mulher, para servir a missão que Jesus empreendera na região.
Identificara-se com o caminho espiritual que Jesus vinha pregando.
Rebenta-lhe o coração de alegria, não uma alegria qualquer, uma alegria que muda o ser humano por dentro, que transfigura e arrebata.
De manhã cedo, quando ainda estava escuro, foi  ao sepulcro, achou-o vazio, e propagou a notícia como quem proclama o que poderia acontecer dentro dos que viviam em união permanente com o Senhor.
As autoridades judaicas que ignoravam , não aceitavam o valor e protagonismo social das mulheres, olharam pormenorizadamente o seu testemunho, e perante a evidência e clareza do relato, viram-se forçados a reconhecer a ressurreição do Senhor.
Não se confunde assim o passado de Maria de Magdala com o da prostituta arrependida.
Magdala era um lugar de ociosidade onde se cruzavam aventureiros, cambistas, mulheres angustiadas.
Maria , a de Magdala.
A matéria da Ressurreição passa pela referência à grande figura dessa mulher, um ser extraordinário, Maria de Magdala.
Foi essa mulher que se dirigiu ao túmulo do Senhor, e vendo que estava retirada a pedra do túmulo, comove-se de alegria  e com o coração a partilhar um momento que adivinhava, corre a dar a noticia ,a encontrar-se com os discípulos de Jesus.
Também conhecida por Maria Madalena.
Há quem aponte referências negativas a Maria Madalena: prostituta, uma grande pecadora.
Perante o equívoco das duas versões, uma a  pecadora arrependida, como o comum das pessoas, de nós,... convertida pela palavra impressionante de Jesus.
Prostituta ?, não há no Evangelho uma palavra que tal sustente.
É verdade que vive em Magdala paredes meias com a ociosidade, uma pérola de local pululante de gente com dinheiro.
Diz uma religiosa da “  Congregação das Irmãs de São José” que Madalena foi a testemunha nuclear da Ressurreição, e uma mulher líder que a Igreja Oriental nunca reconheceu como prostituta, mas uma líder umbilicalmente ligada à missão de Jesus, e uma mulher até com certa independência financeira que ,tendo entendido a missão de Jesus, a ela aderiu por inteiro.
Para nós faz sentido esta versão, mas aceitaríamos na mesma esta mulher como uma grande pecadora arrependida  perante a luz de Cristo.
Mas não se me intui essa alcunha, a alguém que esteve perto da missão, e demais sinais bíblicos ,e históricos, perfeitamente confiáveis , acerca da extraordinária mulher apóstola. Lucas 8, 1 e 3 , confirmam-na,... refere-se que com Joana, esposa de um alto funcionário de Herodes, Maria de Magdala e muitas outras mulheres , acompanhavam Jesus e os discípulos homens na  Missão através da Galileia, região que Jesus escolhera.
Sigo Jesus, e escolho as mulheres da minha terra, ainda no dia internacional da mulher, para reconhecer que escolho uma boa terra, nas suas pessoas, os nossos laços, para evidenciar as suas múltiplas qualidades, sementes que frutificarão, e a quem devemos o exemplo das suas vidas concretas, não já limitadas nos direitos como as dos textos bíblicos, como fazendo parte da família patriarcal, ligada ao marido... Joana a esposa do alto funcionário de Herodes, Cuza. Com Maria de Magda porém  isso não acontece. Jesus lança a sua doutrina, a transformação moral, e escolhe lançar a doutrina junto de gentes simples como era a sua gente, sem a presunção intelectual da Judeia.
Com amizade,
João Castanho