9.1.12

NISA: Hotel de quatro estrelas em Alpalhão abre em Maio

Um hotel de quatro estrelas vai ser inaugurado em Nisa (Portalegre), em maio, num investimento superior a 3,5 milhões de euros, para dar resposta aos clientes do turismo de saúde e bem-estar, anunciaram hoje os promotores.
«A abertura do hotel está prevista para o dia 30 de Maio», disse à Agência Lusa Rui Lopes, administrador da empresa R. D. Lopes, Lda., promotora do projeto.
O hotel, denominado Monte Filipe Hotel & SPA, está a ser construído na freguesia de Alpalhão, no concelho de Nisa, num espaço localizado a cerca de cinco quilómetros do Complexo Termal da Fadagosa.
O turismo de saúde e bem-estar é um dos sectores que o hotel quer conquistar, uma vez que a oferta nessa área é «escassa» e conta com uma «enorme procura», disse o responsável.
Daí, o investimento da empresa naquela região para conquistar o mercado que gira em redor do Complexo Termal da Fadagosa em Nisa.
De acordo com Rui Lopes, em tempos de crise, desenvolver um projeto desta natureza numa zona considerada desertificada tem sido «um pouco difícil», nomeadamente na obtenção de «uma pequena parcela» do financiamento.
«Essa pequena parcela resume-se a um financiamento de 700 mil euros e isso está a travar e a bloquear o nosso rendimento», criticou.
O investimento, superior a 3,5 milhões de euros, conta com uma comparticipação de 75% de fundos comunitários.
Após a entrada em funcionamento do hotel, a unidade vai integrar a rede do Geoparque da Naturtejo, o que vai permitir à unidade beneficiar de uma estratégia de promoção integrada.
A empresa promotora do projeto espera ainda que o hotel venha a ser reconhecido como «Empreendimento Turístico de Natureza», pelo Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB).
Na memória descritiva do projeto é referido que o hotel contempla os critérios legalmente previstos para a obtenção dessa classificação, visto inserir-se numa área com valores naturais, potenciando a visitação de áreas naturais, o desporto de natureza e a interpretação ambiental.
A unidade hoteleira, que criará, «à partida», 14 postos de trabalho, vai ser composta por três pisos, sendo o primeiro ocupado por 38 quartos duplos e duas suites.
Com uma capacidade máxima para 120 hóspedes, o hotel vai ter ainda mais 10 quartos, situados no rés-do-chão, onde, entre outras valências, estarão concentrados o restaurante, sala de formação e convenções ou loja de artesanato.
Na cave do hotel está prevista a instalação de um SPA com quatro gabinetes para massagens, tratamentos de beleza e bem-estar, sauna, banhos turcos, jacuzzi, piscina interior e exterior biológica, hidromassagem e banho vichy.
Fonte: Diário Digital / Lusa